'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 29 de agosto na história da TV

Por Redação em 29/08/2021 às 01:04:00

29 de agosto 1979
O general João Batista Figueiredo assumiu a presidência em março de 1979, com a tarefa de consolidar a transição democrática. Sua primeira medida foi sancionar, em agosto, a lei de anistia, aprovada pelo Congresso Nacional.
No dia 29 daquele ano, o 'Jornal Nacional' mostrou a libertação de presos políticos em Recife, Salvador, Rio e São Paulo.


29 de agosto 1982
Um ano depois de sua estreia, chegava ao fim o programa 'Geração 80'.
Repleto de música, revelou para o grande público artistas como Sandra de Sá.
Era produzido do Teatro Fênix no Rio e tinha Kadu Moliterno e Nádia Lippi como apresentadores.


29 de agosto 1986
A Globo exibia o especial 'Cida, a Gata Roqueira'.
Com dez musicais o programa tinha uma linguagem descontraída. Roteirizado, mostrava a história de uma jovem (Claudia Raia) que era maltratada pela madrasta e suas filhas que, com a ajuda da Fada Madrinha, tentava descobrir um jeito de entrar num concurso para virar cantora e conquistar João Príncipe (Evandro Mesquita).


29 de agosto 1988
O SBT estreava o "TJ Brasil", que passaria a ser seu principal noticiário.
Apresentado por Boris Casoy, foi um dos pioneiros ao permitir o comentários do jornalista entre as notícias, popularizando a figura do 'âncora'.
Na estreia, uma entrevista o ex-ministro Dilson Funaro.


29 de agosto 1992
Depois de muita confusão e humor, os personagens de 'Perigosas Peruas' concluíam sua jornada nas noites da Globo.
A novela, de Carlos Lombardi, fez um enorme sucesso.
Conta a história das amigas Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Silvia Pfeifer). As duas nasceram no mesmo dia, cresceram juntas, estudaram no mesmo colégio e na mesma universidade. Mas cada uma seguiu um caminho. Engravidadas pelo menos homem, Belo (Mario Gomes), sem saber, claro, elas também dão à luz no mesmo dia, no mesmo hospital.


29 de agosto 1995
Neste ano o 'Som Brasil' passou por duas grandes mudanças. Os shows deixaram de ser temáticos e passaram a misturar tendências da MPB.
Nesta noite a Globo exibiu um lindo tributo à Cazuza com a participação de diversos artistas como Sandra de Sá.


Neste mesmo dia, o 'SBT Repórter' exibia uma entrevista exclusiva com Fernando Collor de Mello realizada por Roberto Cabrini.
O programa ainda mostrou a rotina do ex-presidente nos Estados Unidos, vivendo em Miami. A matéria rendeu o Prêmio APCA à atração como melhor programa de TV na época.



29 de agosto 2006
Ainda comemorando o aniversário de 25 anos do SBT, o 'Bom Dia & Cia' foi especial
Priscilla Alcântara surgiu caracterizada de Olivia Palito e Yudi, de Popeye.
O programa exibiu diversos desenhos que marcaram a história da emissora como Tom & Jerry, Piu-Piu e Frajola, A Pantera Cor de Rosa e Popeye.


29 de agosto 2011
Com André Marques e Ana Furtado, a Globo estreava um novo formato do 'Video Show'.
Agora, eles apresentavam o programa diretamente de uma redação. Era dali que eles chamavam as matérias que desvendavam os bastidores da emissora.

29 de agosto 2020
A Globo reapresentava o último capítulo da edição especial da novela 'Novo Mundo'.
Protagonizada por Isabelle Drummond, Caio Castro, Letícia Colin e Chay Suede, a trama havia sido exibida pela primeira vez em 2017. No entanto, retornou à faixa das 18h com um compacto devido a paralisação das gravações das novelas inéditas por conta da Pandemia de Covid19.


Comunicar erro

Comentários