Relembre quatro momentos em que o SBT explodiu no Ibope e venceu de lavada a Globo

Por Redação em 19/08/2021 às 16:01:00

Silvio Santos foi sempre meio "doidinho" mas em alguns momentos, suas loucuras deu certo.

Em comemoração ao aniversário do SBT, vamos relembrar quatro momentos em que o SBT deu uma verdadeira "surra" de audiência na programação da líder Globo.

Teve 'lavada' no Ibope com série, com programas de auditório, com reality e com futebol!

A história da TV é repleta de momentos antológicos e vamos recuperar alguns!


1985 – Série "Pássaros Feridos" rouba audiência da novela das oito e faz Globo mudar a programação

Como forma de comemorar seu quarto aniversário, 1985, o SBT lançou em sua grade a série americana "Pássaros Feriados" (The Thorn Birds). Inédito, o seriado já vinha de um histórico de sucesso nos Estados Unidos, onde no ano anterior já gozava do título de "série de maior audiência da tv americana".

A trama contava a história de um padre que vivia um dilema: seguia sua vida religiosa ou abandona a batina para viver uma paixão.

Para "atiçar" o público, o SBT exibiu alguns meses antes um teaser em sua grade e, semanas antes da estréia passou a informar o horário de exibição "após a novela das oito da Globo", numa tática de marketing que já havia sido utilizada algumas poucas vezes pela Tupi.

A estreia aconteceu na noite do dia 19 de agosto de 1985 assim que terminou o capítulo da novela "Roque Santeiro", da Globo. E a migração de audiência foi forte. Naquela noite o episódio registrou 47 pontos contra 27 da Globo.

Com o sucesso da tática, a Globo passou então a "atrasar" sua grade de programação – numa estratégia idêntica com o que ela vai fazer na noite de hoje, dia 14/07/20, para tentar barrar o crescimento de audiência do jogo.

+ SAIBA MAIS SOBRE ESTE FATO CLICANDO AQUI


1995: SBT registra 42 pontos de média transmitindo a final da Copa do Brasil com jogo entre Grêmio e Corinthians

A final, dia 21 de junho, que reuniu Grêmio e Corinthians, exibida ao vivo pela emissora cravou 42 pontos de média e picos de 54 pontos, assustando a Globo. Foi o primeiro título do time paulista no Campeonato. No mesmo horário a Globo exibia um capítulo da novela "A Próxima Vítima" que marcou 33 pontos (a pior média de um capítulo da novela).

+ SAIBA MAIS SOBRE ESTE FATO CLICANDO AQUI


1996 – "Domingo Legal" faz cobertura da morte dos Mamonas Assassinas e chega à 47 pontos de audiência em plena tarde de domingo

No domingo, dia 03 de março, o Brasil recebia no final da manhã a notícia da trágica morte do grupo musical Mamonas Assassinas. Como característica de um bom programa ao vivo, o "Domingo Legal" derrubou toda sua pauta programada e, das 12h10 às 15h30, fez uma cobertura do fato e relembrando as participações do artista em edições anteriores.

O público que estava na Globo mudou de canal. Literalmente! E quem não estava com o aparelho ligado, sintonizou no SBT. A edição do "Domingo Legal" daquele dia registrou média de 37 pontos no Ibope, com picos de 47. No mesmo horário a Globo e sua então "engessada" grade, amargou 13 pontos de média.

+ SAIBA MAIS SOBRE ESTE FATO CLICANDO AQUI


2001 – Silvio Santos lança, de surpresa, "Casa dos Artistas" e dá surra no "Fantástico"

A estreia do reality foi dividida em 2 partes. Na primeira, Silvio Santos recebia os artistas para um rápido bate-papo no palco, antes do confinamento. A audiência foi à 32 pontos (contra 25 da Globo). Já a segunda parte com o elenco dentro da casa ficou com 27 e perdeu para a Globo (que marcou 32). No entanto, a partir dali o que se viu foi uma verdadeira guerra de audiência nas noites de domingo, quando o programa era maior, ao vivo, e com Silvio Santos.

Nas edições durante a semana, a audiência também era boa. Em novembro, chegou a bater por alguns momentos a novela "O Clone", produto de maior audiência da Globo. Chegou a ser manchete nos jornais.

O clímax aconteceu em 16 de dezembro, grande final da atração. A edição que coroou a atriz Barbara Paz (hoje na Globo), cravou 47 pontos de média no Ibope e picos de 55. Na mesma faixa a Globo amargou 18 pontos.

+ SAIBA MAIS SOBRE ESTE FATO CLICANDO AQUI

Comunicar erro

Comentários