Locação, enredo, elenco! Saiba tudo sobre a quarta temporada de 'Sob Pressão'

Por Redação em 24/07/2021 às 11:03:00

Em todas as temporadas de "Sob Press√£o", o hospital ficcional da série recebeu protagonismo à altura dos que circulam pelos corredores da emerg√™ncia, desde a equipe de profissionais que trabalha no local aos pacientes que s√£o atendidos. N√£o à toa, a loca√ß√£o tem sua relev√Ęncia na narrativa da obra. L√° é onde surgem as histórias ou onde elas terminam.

Prevista para estrear dia 12 de agosto, a quarta temporada de "Sob Press√£o" se passa no grandioso Hospital Edith de Magalh√£es, cujo nome é uma homenagem à enfermeira Edith de Magalh√£es Fraenkel, pioneira da sa√ļde e enfermagem, que ajudou a combater a gripe espanhola no Brasil. É nesse lugar que os personagens enfrentam o cotidiano caótico de uma emerg√™ncia p√ļblica, mas com a press√£o da rotina ainda maior, j√° que o hospital, localizado agora no centro da cidade, é refer√™ncia de atendimento.

Décio, interpretado por Bruno Garcia, é o diretor da unidade. Para o ator, os profissionais de sa√ļde da fic√ß√£o t√™m um desafio grande nesta temporada. "Agora eles s√£o respons√°veis por um hospital de grande porte. As dificuldades de trabalhar em um sistema cheio de falhas continuam as mesmas, mas a escala aumentou significativamente", pontua. Sobre estar em mais uma temporada da série médica, ele ressalta as diferentes fases do personagem. "A experi√™ncia de fazer uma série t√£o longeva quanto "Sob Press√£o" é √ļnica, uma vez que temos a oportunidade de viver muitas fases da vida de um personagem. Nós amadurecemos e envelhecemos com ele. Desde que Décio assumiu sua homossexualidade passamos a v√™-lo em camadas mais complexas e sua ascens√£o profissional, assumindo a dire√ß√£o dos hospitais nos quais trabalha, revela seu crescimento interior. O desafio é representar as mudan√ßas que isso causou em sua vida sem perder a ess√™ncia de sua personalidade", avalia.

Também é no hospital que a ex-namorada de Evandro (Julio Andrade) reaparece com uma crian√ßa doente a tiracolo, desestruturando a rela√ß√£o do médico com Carolina (Marjorie Estiano). O casamento dos dois, por vezes marcado por perdas e alguns embates, parece estar fortalecido e se baseia inteiramente no amor e na admira√ß√£o. Dedicados um ao outro e ao trabalho que tanto amam, eles s√£o surpreendidos com a possibilidade de se tratar do filho de Evandro. Para Julio Andrade, essa quest√£o é o √°pice do sofrimento de seu personagem e, ao mesmo tempo, a luz que faltava em sua vida, porque ser pai sempre foi seu maior desejo. "Em um primeiro momento, essa crian√ßa chega sendo um dilema, mas aos poucos se torna a solu√ß√£o para completar a vida do Evandro por inteiro", avalia o ator, que comemora a oportunidade de poder abordar esse assunto na série. "As diferentes formas de se constituir uma fam√≠lia é um tema muito atual e contempor√Ęneo. E é muito lindo poder contar essa história. Esse drama humano que marca a nova temporada de "Sob Press√£o" acontece inteiramente em prol do amor", define.

J√° Marjorie Estiano acredita que a chegada dessa crian√ßa vai acelerar algumas discuss√Ķes que se prometiam menos inflamadas nesta temporada. "O significado da palavra m√£e volta a trazer reflex√Ķes sob diferentes aspectos, seja no lugar de m√£e ou de filha, e a import√Ęncia dessa figura na vida de uma pessoa. Acredito que entra em quest√£o a idealiza√ß√£o desse momento, do que é constitu√≠da uma fam√≠lia na perspectiva do Evandro, da Carolina e da Diana. Fam√≠lia é um organismo muito forte e muito complexo na vida de todos. E esse é um lugar muito sens√≠vel na rela√ß√£o dos dois", analisa.

Mas n√£o é somente o casal de médicos que tem quest√Ķes relacionadas à fam√≠lia em "Sob Press√£o". A pragm√°tica Vera, personagem de Drica Moraes, enfrenta desafios na reaproxima√ß√£o com o seu filho, com quem havia perdido contato durante um longo per√≠odo, e agora deseja compensar o tempo perdido. "Vera e o filho, Leonardo (Jo√£o Vitor Silva), voltam a morar juntos depois de quase 10 anos de separa√ß√£o, quando ela foi presa injustamente no passado. Ent√£o, h√° um buraco fundo na rela√ß√£o m√£e e filho. Eles sentem esse buraco e os embates s√£o motivados por conta de uma certa cobran√ßa dessa aus√™ncia de presen√ßa no passado de ambos", descreve Drica. Inicialmente, a médica também entrar√° em conflito com Dr. Mauro (David Junior), mas com o tempo esse conflito se transformar√° em afeto e atra√ß√£o. "Vera e Mauro se ajudam e se amparam ao longo desta temporada, da√≠ acaba acendendo uma fa√≠sca amorosa entre os dois. Veremos...", diz.

Os Bastidores

Foi no prédio do Jockey Clube Brasileiro, no Centro do Rio de Janeiro, que a equipe de arte respons√°vel por "Sob Press√£o", comandada pelo diretor de arte Rafael Targat, encontrou as caracter√≠sticas ideais para montar o set desta temporada. A loca√ß√£o, que contempla seis andares do edif√≠cio – aproximadamente tr√™s mil metros quadrados-, permite ter um set em que as cenas se apropriam de um fluxo real de hospital, onde os ambientes se conectam com um sentido lógico e funcional para os procedimentos do dia a dia. Além disso, Targat destaca a localiza√ß√£o. "Percebemos que seria muito bom para a série termos um hospital de onde conseguimos ver os grandes prédios e avenidas do Rio de Janeiro, além da Ba√≠a de Guanabara e do Aeroporto Santos Dumont, caracterizando assim o Centro da cidade", pontua Targat.

Para colocar a nova temporada "de pé", além do elenco e dos times de cenografia, arte, figurino, caracteriza√ß√£o e produ√ß√£o, a série conta com a dire√ß√£o de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade, equipe liderada pelo diretor art√≠stico Andrucha Waddington. "A gente criou um time de dire√ß√£o que nos permitiu abrir v√°rias frentes de grava√ß√£o. Praticamente o tempo todo tivemos dois diretores rodando ao mesmo tempo. E todos muito azeitados. Toda a equipe entendeu a linguagem que come√ßou comigo e com a Mini ainda no filme, e que foi se desenvolvendo ao longo das temporadas. E, hoje, a gente forma um time que joga junto para realizar essa quantidade de dramaturgia que "Sob Press√£o" produz. A gente tem uma fam√≠lia n√£o só na dire√ß√£o, mas em toda a equipe e todo elenco por tr√°s da série", pontua Andrucha.

Esse trabalho minucioso e afinado entre autor, dire√ß√£o e equipe faz de "Sob Press√£o" uma série reconhecida em diversos lugares do mundo. Elogiada pelo p√ļblico e pela cr√≠tica, a narrativa da obra ganhou notoriedade internacional logo na primeira temporada, sendo exibida em festivais como Berlinale (Berlim) e TIFF (Toronto). Desde ent√£o, "Sob Press√£o" vem conquistando reconhecimento: ganhou quatro pr√™mios no 31st Festival International de Programmes Audivisuels (2018), em Biarritz, na Fran√ßa: melhor série; melhor interpreta√ß√£o feminina e masculina (para Marjorie Estiano e Julio Andrade, respectivamente); e melhor roteiro. Em 2019, Marjorie Estiano foi indicada ao Emmy Internacional de Melhor Atriz por seu trabalho na segunda temporada. Na Argentina, a série estreou na Telefe em janeiro de 2019 e consagrou-se entre os programas mais assistidos da TV aberta. "Sob Press√£o" foi exibida também em Portugal, no canal Globo, e, além da Argentina, j√° foi licenciada para mais de 65 pa√≠ses como It√°lia, Emirados Árabes, Catar, Egito, Equador, entre outros.

Uma Coprodu√ß√£o da Globo e Conspira√ß√£o, "Sob Press√£o" é escrita por Lucas Paraizo e colabora√ß√£o de M√°rcio Alem√£o, André Sirangelo, Pedro Riguetti e Flavio Araujo, com dire√ß√£o art√≠stica de Andrucha Waddington e dire√ß√£o de Andrucha, Mini Kerti, Rebeca Diniz, Julio Andrade e Pedro Waddington. Com produ√ß√£o de Isabela Bellenzani (TV Globo) e Mariana Vianna (Conspira√ß√£o), e dire√ß√£o de g√™nero de José Luiz Villamarim, a série tem estreia prevista para 12 de agosto e vai ao ar após "Império".


Tags:   Sob Pressão
Comunicar erro

Coment√°rios