Série reuniu os quatro maiores galãs da TV no final dos anos 60 e 'desvirginou' boca de atriz

Por Rodrigo Felicio ([email protected]) em 13/06/2021 às 19:16:17

T√ćTULO
"Os Gal√£s Atacam de Madrugada"

GENERO
Dramaturgia

SUB-GÊNERO
Série

AUTOR
Cassiano Gabus Mendes

DIREÇÃO
Cassiano Gabus Mendes

ELENCO
Tarc√≠sio Meira, Carlos Zara, Fulvio Stefanini, Hélio Souto, Luiz Gustavo. Com participa√ß√Ķes especiais de Irene Ravache, Regina Duarte, Arlete Montenegro e Eva Wilma.

EMISSORA
TV Excelsior

EXIBIÇÃO
Outubro de 1967 à Abril de 1968, aos domingos (RJ) e aos s√°bados (SP).

SINOPSE
Quatro amigos de personalidades diferentes (um t√≠mido, um poético, um afoito e um realista) dividem um apartamento em S√£o Paulo. "Namoradeiros" eles vivem as aventuras e desventuras das conquistas amorosas que tentam emplacar.

A cada dia, um nova história era contada, sem liga√ß√£o com a anterior.

BASTIDORES

Nos final dos anos 60, a censura havia 'apertado' o cerco com as telenovelas das emissoras, empurrando seus hor√°rios para mais tarde.

Assim, a Excelsior resolveu criar uma série para 'satisfazer' as telespectadoras que dormiam mais cedo. E o que seria melhor do que trazer os gal√£s de suas principais telenovelas para um √ļnico programa? Foi assim que nasceu "Os Gal√£s Atacam de Madrugada" que tinha no elenco Carlos Zara (que estava no ar como capit√£o Rodrigo em "O Tempo e o Vento"), Tarc√≠sio Meira (que havia acabado de finalizar a novela "O Grande Segredo"), Fulvio Stefanini (após o sucesso "As Minas de Prata") e Helio Souto (no ar em "Sublime Amor"). Apesar do t√≠tulo, a atra√ß√£o era exibida 'cedo', por volta das 18h (RJ) e 21h30 (SP).

Veterano da TV, Cassiano Gabus Mendes se incumbiu de escrever, produzir e dirigir a série. O t√≠tulo foi inspirado no filme "Os Comandos Atacam de Madrugada", que se passava na II Guerra Mundial.

Francisco Cuoco, astro da novela "Redenção", chegou a ser anunciado para o elenco, porem, não há registros de sua participação. Já Luiz Gustavo chegou a entrar para o time na fase final, em 1968.

No primeiro episódio Carlos Zara 'atacou' Irene Ravache. Durante a grava√ß√£o do episódio, Zara levou t√£o a sério o tombo que precisava fazer na marca√ß√£o, durante a paquera, e acabou se machucando de verdade. Precisou até de cadeira de rodas.

Uma outra história interessante é da atriz Arlete Montenegro, uma dos grandes nomes da dramaturgia nos anos 60. Ela, por conta do ci√ļmes do marido, n√£o beijava na boca em cena. "De repente, o Cassiano me escalou para fazer o programa. Ele n√£o sabia que eu n√£o beijava e me chamou. N√£o lembro quem era o meu gal√£, mas sei que o beijei na boca. E a√≠, todo mundo comentou: Olha, ela est√° beijando. Foi a minha alforria.", revelou a atriz.

Comunicar erro

Coment√°rios