TV Cultura exibe documentário sobre os 90 anos de Claudia Andujar

Por Redação em 10/06/2021 às 15:56:00

A TV Cultura exibe, a partir das 20h30 deste sábado (12), '90 Anos Claudia Andujar: Uma Vida Com Os Yanomami'. Produzido pela repórter Vanessa Lorenzini, o documentário inédito faz uma retrospectiva da vida da fotógrafa e ativista, cuja trajetória é marcada pela dedicação a um povo indígena ameaçado de extinção.


"Qualquer povo no mundo, se não consegue se defender, vai desaparecer e é a mesma coisa com os Yanomami", diz Claudia em entrevista exclusiva para a produção. Ela alerta para o atual avanço do garimpo ilegal, que ignorou a pandemia e, em 2020, devastou uma área equivalente a 500 campos de futebol no território deles.


Quando conheceu os Yanomami, nos anos 1970, Claudia já era uma das fotógrafas mais conhecidas do Brasil. Ela se apaixonou pelo povo, abandonou o fotojornalismo e chegou a morar nas aldeias por longos períodos. A fotógrafa criou uma nova linguagem para representar a cultura do povo originário do Brasil, mas logo se tornou testemunha de um etnocídio.


O projeto artístico se transformou em luta política. Claudia promoveu campanhas de vacinação, mobilizou a imprensa, levantou fundos, escreveu manifestos, correu o mundo para denunciar o desrespeito aos povos indígenas e, depois de mais de 20 anos de luta, foi uma das responsáveis pela demarcação da Terra Indígena Yanomami, em 1992, que agora está novamente ameaçada.


Tags:   TV Cultura
Comunicar erro

Comentários