'Persona' estreia nova temporada com Débora Falabella

Por Redação em 03/06/2021 às 17:00:00

Neste domingo (6/6), o Persona estreia nova temporada. O primeiro programa inédito homenageia a atriz, diretora e produtora Débora Falabella. Na edi√ß√£o, a artista conta sobre a influ√™ncia de sua fam√≠lia na profiss√£o, como come√ßou sua carreira, a estreia na televis√£o, como foi fazer Chiquititas e Avenida Brasil, e momentos marcantes de sua trajetória até hoje. Sob o comando de At√≠lio Bari e Chris Maksud, a entrevista vai ao ar a partir das 21h, na TV Cultura.

Débora, nascida e criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, abre o programa falando sobre a influ√™ncia da fam√≠lia em sua carreira art√≠stica. Filha de Rogério Falabella, diretor de teatro, e da cantora l√≠rica Maria Olympia Falabella, a atriz conta que cresceu no meio e lembra com carinho das coxias que visitava com seu pai, os ensaios de ópera que ia com a m√£e e de Cynthia Falabella, sua irm√£ e refer√™ncia: "eu era f√£ da minha irm√£", conta. Em tom leve, comenta: "n√£o sei se eles queriam que eu fosse atriz". E continua: "todo mundo sabe ali a dificuldade".

Sobre a estreia na televis√£o, em Malha√ß√£o, no ano de 1998, Débora diz: "A primeira vez que fui fazer televis√£o eu n√£o me senti t√£o à vontade quanto eu me sentia no teatro. Foi mais dif√≠cil, um ve√≠culo novo, uma nova forma de fazer. (...) Ir pro Rio, estar na frente das c√Ęmeras com pessoas que eu n√£o conhecia, isso me amedrontava um pouco."

Aos 20 anos, a mineira foi morar em Buenos Aires, na Argentina, para atuar em Chiquititas, e relembra detalhes dos meses que esteve l√°. No final, destaca que em Chiquititas foi onde pegou uma certa pr√°tica da atua√ß√£o em TV por conta do ritmo de grava√ß√Ķes. Em 2012, Débora protagonizou Avenida Brasil, da Rede Globo, e sobre a novela, diz: "Acho que Avenida Brasil foi uma jun√ß√£o de uma dire√ß√£o muito aberta, muito criativa, um texto maravilhoso e um grupo de atores que gostavam muito de jogar juntos. Fora toda equipe técnica e essas coisas importantes para um trabalho ser constru√≠do".

O programa ainda apresenta o quadro Saiba Mais Sobre a Persona, em que faz uma viagem pelo universo art√≠stico de Minas Gerais. Além disso, traz depoimentos de pessoas que t√™m papel importante na trajetória de Débora, como Adriana Esteves, Jayme Monjardim, Roberto Monteiro, Cynthia Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes.

Comunicar erro

Coment√°rios