'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 02 de maio na história da TV

Por Redação em 02/05/2021 às 07:52:09
Cena do programa 'O Mundo Mágico de Alakazan' da Globo

Cena do programa 'O Mundo Mágico de Alakazan' da Globo

02 de maio 1965
Estreava na Globo o 'Tele-Semana', um programa semanal dividido em duas partes.
A primeira, de 30 minutos de duração, apresentava a cobertura completa das atividades esportivas do final de semana. A segunda subdividia-se em dois momentos: divulgação das notícias mais importantes ocorridas à tarde e à noite, com cinco minutos de duração, e um show magazine, com noticiário leve.

Neste mesmo dia estreava 'O Mundo Mágico de Alakazan'. Uma audaciosa investida da Globo em programas infantis.
Com meia hora de duração, era dividido em duas partes: A primeira, produzida nos Estados Unidos, apresentava um show de mágica. A outra, transmitida ao vivo dos estúdios da TV Globo com a participação de crianças e palhaços.
A apresentação era de Hélio Ribeiro, o Tio Hélio.


02 de maio 1966
Começava na TV Tupi a novela 'A Ré Misteriosa'.
Escrita por Geraldo Vietri, era baseada na peça Madame X de Alexandre Bisson e tinha no elenco nomes como Nathalia Timberg, Lima Duarte e Helio Souto.
Um dramalhão daqueles beeeemmmm puxados!


02 de maio 1968
Após 2 anos no ar, 'Redenção' chegava ao fim na TV Excelsior. Protagonizada por Francisco Cuoco, a trama abocanhava o título de novela mais longa da história da TV brasileira, acumulando 596 capítulos. Diferente de outras novelas que, posteriormente teriam maior quantidade de episódios, a novela de Raimundo Lopes contou a 'mesma história' do início ao fim e teve pouca variação no elenco.
Fez um enorme sucesso!


02 de maio 1972
A TV Record exibia o último capítulo da novela 'Os Fidalgos da Casa Mourisca' de Dulce Santucci.
Com história que se passava em Portugal, a trama tinha a missão de continuar o sucesso que a emissora havia conseguido com 'As Pupilas do Senhor Reitor', porem, não conseguiu.
No elenco Rodolfo Mayer, Geraldo Del Rey e Laura Cardoso.


02 de maio 1975
Terminava na Globo o 'Jornal Internacional'. A atração tinha sido uma experiência da Globo em separar as notícias nacionais e internacionais, porem não deu muito certo. Ficou no ar por quase 3 anos no ingrato horário das 23h.
A cobertura internacional era feita com material selecionado entre o que havia de melhor nas agências de notícias UPITN e Visnews e da rede CBS.


02 de maio 1991
A TV Manchete exibia o último capítulo da minissérie 'O Farol' de Paulo Halm, baseada no conto Luz na Tempestade de Osvaldo Orico.
A trama trazia Angelo Antônio, Othon Bastos, Paulo Gordulho e Vanessa Barun no elenco.


02 de maio 1993
Depois do fim do 'Xou da Xuxa' (1992), a Globo investiu em uma nova atração para a loira para as tardes de domingo. Assim estreava o 'Xuxa', com direção de Marlene Mattos, que agora tinha a missão de agradar toda a família. O que não aconteceu.
Em seu primeiro programa, Xuxa recebeu Hebe Camargo, estrela do SBT.
O programa ficou no ar por apenas 5 meses.


02 de maio 2003
A novela 'O Beijo do Vampiro', de Antônio Calmon chegava ao fim na Globo.
Protagonizada por Tarcísio Meira no papel do vampiro Bóris, a novela fez um relativo sucesso, mais ficou muito aquém da repercussão de 'Vamp', do mesmo autor, exibida em 1991.
Apesar das comparações, o autor justificou que as novelas eram completamente diferentes... e era!


02 de maio 2005
A TV Record estreava a novela 'Essa Mulheres' de Marcilio Moraes e Rosane Lima que tinha a difícil missão de substituir 'A Escrava Isaura', um grande sucesso do canal.
Christine Fernandes, Carla Cabral e Miriam Freeland interpretaram as três protagonistas da história, que ficou no ar até outubro do mesmo ano.


02 de maio 2008
A Globo exibia o último capítulo de 'Desejo Proibido' de Walther Negão.
Com Daniel Oliveira e Fernanda Vasconcelos, a novela foi a última de Luiz Carlos Tourinho, que morreu com a trama ainda no ar.


02 de maio 2009
Na tentativa de ter uma nova 'Família Trapo', a TV Record estreava o humorístico 'Louca Família', escrito por Tom Carvalcante e Letícia Dornelles.
No elenco, além de Tom, Dado Dobaleblla, Karina Bachi, Maíra Charken, Angelina Muniz, Ticiane Pinheiro, David Carodos Jr e André Mattos. Ficou no ar por dois anos.


02 de maio 2011
Na madrugada do dia 2, quase dez anos após os atentados terroristas de 11 de setembro, os Estados Unidos anunciaram a morte de Osama Bin Laden.
A Globo entrou com o 'Plantão' e Patrícia Poeta e Zeca Camargo deram a notícia, que foi divulgada oficialmente por Barack Obama num pronunciamento histórico.
Reveja este momento:


02 de maio 2011
Os palhaços Patati e Patatá estreavam no comando do 'Carrossel Animado' no SBT.
O programa trazia para a TV os personagens que já eram um grande sucesso entre as crianças. Neste dia a atração o desenho Peixonauta, animação brasileira que fazia sucesso na TV Paga.


02 de maio 2014
Para a alegria dos críticos de plantão, chegava ao fim a confusa novela 'Além do Horizonte', na Globo. Um grande fracasso da emissora.
Inicialmente com ar de 'inovadora', a novela trouxe no elenco Juliana Paiva, Flavia Alessandra, Antônio Calloni e Rodrigo Simas no elenco.


02 de maio 2015
Chegava ao fim o 'Zorra Total' na Globo. A emissora iniciou o um processo de reciclagem do programa nas noites de sábado, e passou a utilizar o nome 'Zorra'.
O público se despedia daquele velho estilo de humor que aposta em bordões repetidos à exaustão.


02 de maio 2017
Assumindo a 'vaga' deixa por Jô Soares, Pedro Bial estreava seu 'Conversa com Bial' nas madrugadas da Globo.
O programa de estreia contou com a presença da ministra Carmen Lúcia, presidente do STF.


02 de maio 2019
Estreava a terceira temporada da série 'Sob Pressão' na Globo.
Com o fechamento do Macedão, Evando (Julio Andrade) e Carolina (Marjore Estiano) vão trabalhar no SAMU, desnudando os bastidores das emergências e conflitos internos de uma Unidade de Emergência.


Comunicar erro

Comentários