'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 01 de maio na história da TV

Por Redação em 01/05/2021 às 06:51:24

01 de maio 1965
Estreava na Globo o programa 'Em Busca do Tesouro'. Dentro do estúdio, a emissora reproduzia o Rio de Janeiro e escondia prêmios.
Os participantes, então, precisavam 'caçar' os brindes.
Era exibido no início das noites de sábado.

Nesta mesma data, a Globo estreava o 'Clube das Garotas'.
A atração trazia dicas de beleza, desfiles de moda e números musicais. O cantor oficial do programa era Milton Brito, que também acompanhava os convidados ao violão.

Nesta mesma data estreava a 'Câmara Indiscreta' na Globo.
O programa era uma versão do 'Candid Camera', humorístico de grande sucesso da televisão americana desde a década de 1940.
A versão brasileira, foi apresentado por Renato Consorte, Gracinda Freire, Paulo Roberto e Augusto César Vannucci.


Ja deu pra perceber que esta data foi o 'dia de estreias' na Globo, não é?
Também em 01 de maio de 1965 a emissora estrava ao 'Tevefone'. Ele era apresentado por três famosos disc jockeys cariocas da época: Luiz de Carvalho, Jonas Garret e Mário Luiz Barbato.
No melhor estilo 'MTV nos anos 90', os DJs tocavam as músicas sugeridas pelos telespectadores que telefonavam para o programa.


01 de maio 1967
Estreava na TV Tupi a segunda versão da novela 'Éramos Seis'.
Foi adaptada por Pola Civelli e dirigida por Hélio Souto e trazia no papel principal Cleyde Yáconis.
A trama ganharia ainda mais 3 versões na TV (1977, 1994 e 2019).


01 de maio de 1969
A TV Tupi estreava a novela 'Nino, o Italianinho' com Juca de Oliveira e Aracy Balabanian.
Escrita por Geraldo Vietri, a trama fez enorme sucesso e marcou a história da televisão brasileira. Foi a primeira história brasileira que teve seu texto exportado para diversos países.


01 de maio 1975
A Globo exibia o primeiro capitulo da novelinha infantil 'Pluft, o Fantasminha'.
Apesar de anunciada como 'novela', a atração era uma série e foi produzida pela Globo em colaboração com a TV Educativa.
Foi ao ar duas vezes por semana, às 18h30, durante um mês. Os capítulos tinham uma duração média de 30 minutos. Após esta experiência a Globo implantou de vez a faixa 'novela das 18h'.
No elenco Zilka Salaberry, Norma Blum, Dirce Migliaccio e Claudio Mamberti.


01 de maio 1977
Estreava na Globo 'Praça da Alegria' com Miele no banco da praça.
A atração estreava um ano após a morte de seu criador, Manoel de Nóbrega.
Com redação de Carlos Alberto de Nóbrega, o programa era uma reedição da atração que habitou por anos a programação da TV Paulista, TV Rio e TV Record.
Ficou no ar até 1978. Nos anos 80 o programa voltou como 'Praça Brasil' na Band e, depois, 'A Praça é Nossa', no SBT.


01 de maio 1981
A Globo exibia mais um especial da série 'Grandes Nomes'.
O homenageado da noite era Gonzaguinha. Dirigido por Daniel Filho, o programa foi marcado por um clima de grande emoção, conferido não só pelo desempenho do compositor como também pela participação dos convidados: o espetáculo, iniciado com Explode Coração, de autoria do próprio Gonzaguinha, contou com Roberto Ribeiro, As Frenéticas, Simone e – ponto alto do show – Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, cantando ao lado do filho.


01 de maio 1982
Goulart de Andrade estreava na Globo com seu 'Plantão da Madrugada'.
Exibido nas madrugadas de sexta e sábado (de 0h às 7h) a atração tinha oito entradas nos intervalos da faixa de programação 'Comando da Madrugada', que exibia filmes durante a noite desde 1978.
Os blocos do 'Plantão da Madrugada' eram gravados com antecedência ou transmitidos ao vivo, resultado das rondas semanais do repórter-apresentador.
Em 1983, a atração deixou a Globo, onde já era chamada de 'Comando da Madrugada' e Goulart de Andrade levou o formato para outras emissoras.


01 de maio 1994
Este fatídico dia marcou a morte do piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, num fim de semana marcado por acidentes na Fórmula-1.
A Globo acompanhou ao vivo o acidente, durante a transmissão da corrida em Ímola. O repórter Roberto Cabrini, que estava no local, seguiu imediatamente para o hospital, em Bolonha, para onde Senna foi levado minutos depois.
De lá, o repórter enviou para o Brasil – através de um telefone celular – boletins sucessivos sobre o estado do piloto. O país inteiro parou.
Às 13h40 (horário de Brasília), a TV Globo anunciou a morte de Senna para os milhões de telespectadores que aguardavam ansiosamente alguma notícia do ídolo.


01 de maio 1998
Era exibido o último capítulo da minissérie 'Dona Flor e Seus dois Maridos', de Dias Gomes, baseada na obra de Jorge Amado.
Nos arredores do Pelourinho, a história de amor de Florípedes Paiva (Giulia Gam), conhecida como Dona Flor, seu marido, Valdomiro dos Santos Guimarães (Edson Celulari), o Vadinho, um malandro, mulherengo e sem trabalho e Teodoro Madureira (Marco Nanini).
Um grande sucesso da Globo.


01 de maio 2005
Com 23 pontos de média no Ibope, sob o comando de Silvio Santos, estreava o programa 'O Grande Perdedor' no SBT.
O reality era baseado no formato 'The Biggest Lover' e tinha a participação da nutricionista Cinthia Perine e dos treinadores Melina Pardo, Alexandre Viotti, Daniele de Lima e Eduardo Reschiliani. Ganhava o programa aquele participante que 'perdia' mais quilos.


01 de maio 2006
Estreava na Rede TV! o programa 'A Tarde é Sua', sob o comando de Sônia Abrão.
A apresentadora, que ja tinha conseguido um enorme destaque na emissora entre 2000-2002, retornava à emissora depois de uma experiência no SBT (com 'Falando Francamente') e na TV Record (com 'Sônia e Você').
Sempre responsável pelas maiores audiência do canal, Sônia comanda um bate-papo repercutindo assuntos do mundo televisivo.


01 de maio 2015
O SBT exibia mais uma edição do 'Feriadão SBT'. Um compilado de desenhos e brincadeiras, ao vivo, com o público chegou a desbancar a Globo no Ibope atingindo 7 pontos na audiência vencendo o 'Encontro com Fátima Bernardes'.
A apresentação era de Matheus Ueta e Ana Júlia Veja.


Comunicar erro

Comentários