'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 25 de abril na história da TV

Por Redação em 25/04/2021 às 08:20:44

25 de abril 1966
Estreava o "Jornal de Vanguarda" na Globo.
A atração rompeu com a linguagem tradicional dos telejornais até então, imprimindo um tom coloquial ao discurso de seus apresentadores, em contraposição ao formalismo estabelecido até então.
Célio Moreira (irmão de Cid Moreira), por exemplo, era o "Sombra", um locutor misterioso, que aparecia em silhueta e dava informações confidenciais em primeira mão. Moacir Lopes, cujo rosto não era mostrado, era o "Mão com a Cigarrilha", gesticulando nervosamente enquanto falava, como se interpretasse a notícia.


25 de abril 1981
A Band exibia o último capítulo do remake da novela "O Meu Pé de Laranja Lima", escrita por Ivani Ribeiro. Contava a história de Zezé (Alexandre Raymundo), um menino pobre inteligente e sensível... porem "endiabrado". Entre diversas travessuras ele "adota" como sua um pé de laranja lima. O pé de arvore passa a ser seu confidente.
A Band fez uma nova versão da trama no final dos anos 90.

25 de abril 1982
Após quase dez anos, reestreava na Globo o humorístico "Balança mas não Cai" no início das noites de domingo.
Nele, os mais divertidos personagens, vividos por astros como Costinha, Lucio Mauro e Brandão Filho, convivam num decadente edifício/cortiço.
A primeira versão do programa havia sido exibida nos anos 70.

25 de abril 1986
A Globo estreava o programa "Chico & Caetano", que iria ocupar mensalmente, a faixa nobre da emissora às sextas.
A apresentação, claro, dos dois maiores nomes da música popular brasileira: Chico Buarque e Caetano Veloso. Eles recebiam amigos para um bate-papo e muita música.
Ao longo do ano, passaram pelo palco do programa nomes como Tom Jobim, Cazuza, Elza Soares, Evandro Mesquita, Gilberto Gil, João Bosco, Jorge Ben Jor, Legião Urbana, Maria Bethânia, Os Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola, Rita Lee, entre outros.

25 de abril 1989
Com a direção de Boninho e direito a tomadas aéreas através de um helicóptero, a Globo exibia o especial "Rod Stewart Live in Rio".
O artista cantou sucessos como Tonight"s the Night, Sailing, Forever Young e Twistin" the Night Away, acompanhado pela banda formada por Eric Xhinn, Charles Kends, Michael Cooper, Todd Sharp, Steve Farris, Jimmy Roberts, Nick Lane e Richard Braun.

25 de abril 1992
Substituindo a exibição do "Xou da Xuxa" aos sábados, a Globo passava a exibir o "Paradão da Xuxa", que deixava de ser um quadro da atração da loira para ter vida própria.
Com três horas de duração, o programa mostrava Xuxa recebendo os mais diversos cantores no palco.

25 de abril 1995
Estreava a caliente minissérie "Engraçadinha... Seus amores e Seus Pecados" com Alessandra Negrini e Claudia Raia, no papel título da personagem de Nelson Rodrigues.
Com 20 capítulos, a trama causou bastante escândalo pela cenas quentes que exibiu, porem fez bastante sucesso.
Ainda nomes como Angelo Antônio, Mylla Christie, Alexandre Borges e Maria Luisa Mendonça.

25 de abril 1998
Iniciando uma contagem regressiva que duraria quase dois anos, a Globo lançava o projeto "Brasil 500", em comemoração aos 500 anos do Brasil.
Para marcar o start da campanha, que tinha diversos projetos ligados à educação, a emissora reuniu astros e estrelas para um megashow ao vivo, diretamente do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Por ali passaram Daniela Mercury, Elba Ramalho, Gal Costa, Skank, Timbalada, Djavan, Banda Eva, Sandy e Júnior, entre outros.
Foi ainda uma das primeiras utilizações de efeitos especiais num show ao vivo, com a imagem da bandeira do Brasil sendo projetada sobre a plateia.

25 de abril 1999
Com Carlos Nascimento no comando, estreava na Globo o "Antena Paulista".
Exibido para São Paulo aos domingos, 07h, a atração traz temas que afetam diretamente as diferentes regiões da capital paulista.
O primeiro programa discutia como ficaria a administração de SP após a notícia da doença do então governador Mário Covas e as várias modalidades de esportes radicais.

25 de abril 2003
Era exibido pela Globo mais um divertido episódio da terceira temporada da série "Os Normais" com as confusões de Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres). Com o título de "Sexo, Só Semana que Vem", mais uma vez, os dois personagens arrancavam risos do público.
Genial trabalho dos autores Fernanda Young e Alexandre Machado.

Nesta mesma data, chegava ao fim, totalizando 265 capítulos, a temporada de "Malhação – Multipla Escolha".
Nessa temporada a trama girava em torno do romance de Pedro (Henri Castelli) e Julia (Juliana Silveira). Mas por conta de um erro médico cometido pelo pai de Julia, o romance entre os dois personagens sofreia várias reviravoltas até que o casal finalmente se entenda.
No elenco ainda Bárbara Borges, Miguel Thiré e Cauã Raymond (como Mau-Mau).

25 de abril 2011
Chegava ao fim no SBT a competição "Cantando no SBT".
Era a terceira e última temporada do programa comandado por Yudi, Priscilla Alcantara e Afonso Nigro.
Nesta edição os vencedores foram Nicole, Fernando e Nicholas Torres que, uma ano depois, viria a viver Jaime no remake da novela "Carrossel".

25 de abril 2015
Para marcar a comemoração de seus 50 anos, a Globo convocou Fátima Bernardes e Pedro Bial para comandar o "Show 50 Anos", realizado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A abertura ficou por conta do ator Lázaro Ramos que interpretou o maestro da noite. Os humoristas Renato Aragão, Marcelo Adnet e Leandro Hassum fizeram uma versão do clássico "A Máquina de Escrever", do compositor americano Leroy Anderson.
A atração ainda trouxe Nizzo Neto homenageando o pai, Chico Anysio, vivendo o Professor Raimundo; Paulo José revivendo seu personagem de "Shazan e o Xerife"; Francisco Cuoco como "O Astro" e uma performance de Anitta com Angélica, que reviveu a fada Bela de "Caça Talentos".
Participaram ainda Claudia Abreu (como Chayene, de "Cheias de Charme"), Tony Ramos, Stepan Nercessian (como Chacrinha), Bruno Gissoni e Bruna Marquezine.

Nesta mesma data estreava no SBT a segunda temporada do realityshow "Cozinha Sob Pressão". Sob o comando do chef Carlos Bertolazzi, o programa passava a ser exibido na faixa das 21h30 das noites de sábado (a primeira temporada foi transmitida as 18h30).
O grande vencedor desta temporada foi Filipe Santos.

Comunicar erro

Comentários