'A novela Pantanal chegou mesmo aos 40 pontos de audiência?'

Por Redação em 19/04/2021 às 15:03:00

Pontualmente iremos responder aqui no "Memória da TV" mensagens enviadas por nossos leitores. Quer participar? Mande Email, Zap, Tweet, DM, PV, Sinal de Fumaça... Iremos ouvir e, principalmente, dar um feedback, ok?

Recebemos a mensagem do Marco com relação à matéria:

Confira a tabela de audiência da novela 'Pantanal' de 1990

A mensagem dele diz o seguinte:

"Pantanal deu 22 geral em SP, mas por que há matérias que diziam que chegava a 40? Será que era pico ou outro método que ainda não era efetivo, ou seja, oficial em SP? Talvez estivesse em implantação ainda"

O Memória da TV responde:

Marco, nesta época o Ibope em tempo real funcionava apenas em São Paulo. E ainda estava em sua fase embrionária. No Rio de Janeiro, a pesquisa era em 'flagrante', ou seja, entrevista dos representantes do Ibope. E era nesta praça onde a TV Manchete conseguia registrar índices acima de 30 pontos com muito mais frequência, principalmente quando a disputa já não era com a novela da Globo, 'Rainha da Sucata'.

Por exemplo, dia 29 de maio de 1990, no Rio, contra o 'TV Pirata', a novela 'Pantanal' chegou a registrar picos de 37 pontos no Ibope.

O Jornal do brasil de 13 de julho de 1990 relata que, até aquela data, o maior índice atingido por 'Pantanal' - no Rio de Janeiro - havia sido 59 pontos.

Assim, podemos concluir que o sucesso da novela foi estrondoso em São Paulo, claro, porém, foi espetacular no Rio de Janeiro.

Esperamos ter ajudado a esclarecer.


Comunicar erro

Comentários