'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 27 de março na história da TV

Por Redação em 27/03/2021 às 08:36:04

27 de março 1973
Dois anos após sua estreia, chegava ao fim o programa 'Globo Shell Especial'. Semanal, a atração trazia documentários jornalísticos e reportagens especiais. Começou sua trajetória como 'Globo Especial' e ganhou o 'Shell' quando passou a ser patrocinado pela multinacional.
Era exibido sempre às quintas.
O último programa tinha como tema o rio São Francisco.
O fim do 'Globo Shell Especial' abriu caminho para a estreia do 'Globo Reporter'.


27 de março 1975
A Globo exibia o último episódio da primeira versão de 'A Grande Família', batizado de 'Aconselhar Sim, Mas Olhando a Quem'. Ao todo, a atração estava no ar há quase três anos (desde o final de 1972), com grande sucesso. O elenco era formado por Eloísa Mafalda (Nenê) e Jorge Dória (Lineu), Brandão Filho (Seu Flor), Luiz Armando Queiróz (Tuco), Djenane Machado (Bebel) e Osmar Prado (Júnior).
A Globo faria um remake do programa nos anos 2000 por dez anos.


27 de março 1976
Com estrondoso sucesso, terminava na TV Tupi a primeira versão da novela 'A Viagem' da saudosa Ivani Ribeiro.
O tema espírita prendeu e emocionou o público ao longo de meses. No elenco estrelas como Eva Wilma, Tony Ramos, Altair Lima, Rolando Boldrin e Irene Ravache. Em 1994 a Globo realizou um remake da história, também com grande sucesso. LEIA SOBRE ESTA NOVELA CLICANDO AQUI!


27 de março 1983
Uma grande reportagem de Hélio Costa no 'Fantástico' trazia aos brasileiros, pela primeira vez, informações à respeito de uma 'nova doença' que assombrava os americanos: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ou AIDS.
Nessa época, as pesquisas revelaram que a contaminação poderia ocorrer através de relações sexuais desprotegidas, uso de seringas contaminadas, transfusão de sangue não testado e durante a gravidez, quando a mãe infectada transmite a doença para o feto.


27 de março 1987
A Band mexia com a concorrência ao trazer Carlos Alberto de Nóbrega no humorístico 'Praça Brasil', inspirado no formato de 'A Praça é Nossa', uma das relíquias da televisão brasileira comandada por décadas por Manoel de Nóbrega. Um mês depois, Carlos Alberto deixaria a Band, a convite de Silvio Santos, e partiria para o SBT.
'Praça Brasil' seguiu na Band, agora apresentado por Moacyr Franco.


27 de março 1990
Com 13 pontos no Ibope a TV Manchete estreava a novela 'Pantanal'. Para ofuscar a estreia de Benedito Ruy Barbosa no canal de Adolpho Bloch, a Globo esticou o capítulo de 'Tieta' e exibiu o último episódio da série 'Delegacia de Mulheres'. Mas em pouco tempo a trama da Manchete iria causar um verdadeiro estrago na programação global.
No elenco, nomes como Cláudio Marzo, Jussara Freire, Cristiana Oliveira e Cássia Kis.
LEIA SOBRE COMO A GLOBO TENTOU OFUSCAR A ESTREIA DE 'PANTANAL', CLICANDO AQUI!


27 de março 1990
Enfrentando a estreia de 'Pantanal', chegava ao fim 'Delegacia de Mulheres', escrita por Maria Carmem Barbosa e Patrícya Travassos. A série mostrava a rotina de uma delegacia voltada exclusivamente às mulheres.
No elenco Eloísa Mafalda, Cininha de Paula, Lúcia Veríssimo, Mayara Magri, Susana Vieira, Zilda Cardoso e Cissa Guimarães.


27 de março 1998
A Globo exibia o último capítulo do remake da novela 'Anjo Mau', de Cassiano Gabus Mendes, agora escrita por Maria de Adelaide Amaral. Na história, Glória Pires, como Nice, era uma babá que se infiltrava na mansão dos Medeiros, seduzindo o patrão, Rodrigo (Kadu Moliterno), por quem se apaixonava. Destaque ainda para a atuação de Alessandra Negrini, como Paula, uma das vilãs da história.


27 de março 1999
Tentando 'salvar' suas tardes de sábado, a Globo estreava o programa 'Samba, Pagode & Cia' reunindo os cantores de maior sucesso do momento: Netinho de Paula e Salgadinho, vocalistas dos grupos Negritude Jr e Katinguelê.
No entanto a audiência não correspondeu e 'Samba, Pagode & Cia' saiu do ar em menos de dois meses.


27 de março 2009
O SBT exibia o último programa 'Olha Você', com Ellen Jabour, Eloy Nunes, Guilherme Arruda, Izabella Camargo e Roberta Peporine.
A atração havia sido uma ideia de Silvio Santos, que queria em seu canal uma 'versão' do 'Hoje em Dia', que fazia muito sucesso nas manhãs da Record. A equipe inicial do programa contava ainda com Alexandre Bacci e Claudete Troiano.


27 de março 2016
Com a vitória do paranaense Wagner Barreto, terminava na Globo a primeira temporada do reality musical 'The Voice Kids', ainda com apresentação de Tiago Leifert.
Como técnicos estavam Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Victor & Leo (que treinou Wagner, o campeão).


27 de março 2019
A Record TV exibia o último episódio da primeira temporada do 'The Four Brasil', comandado por Xuxa. A atração teve como jurados Aline Wirley, João Marcelo Bôscoli e Leo Chaves.


27 de março 2020
Num mundo já afetado pela pandemia do Covid19, a Globo exibia o último capítulo do remake da novela 'Éramos Seis', protagonizada por Glória Pires. Já era a quinta versão produzida na TV da obra de Maria Jose Dupré. Numa homenagem linda, Lola de Glória Pires se encontrava com Nicette Bruno e Irene Ravache, que interpretaram a personagem nos remakes da TV Tupi e do SBT.
No elenco ainda nomes como Cássio Gabus Mendes, Nicolas Prattes, Danilo Mesquita, Giullia Buscacio, André Luiz Frambach, Simone Spoladore, Ricardo Pereira e Antônio Calloni.


Comunicar erro

Comentários