Arquiteto e urbanista Ciro Pirondi fala sobre o futuro das cidades após a pandemia

Entrevistado do "CNN Nosso Mundo" desta sexta-feira (26) destaca os desafios de viver nos grandes centros urbanos

Por Redação em 25/02/2021 às 15:43:45

Na próxima sexta-feira, dia 26/02, às 22h30, o programa de entrevistas da CNN apresentado por Luciana Barreto e participa√ß√Ķes de Tha√≠s Herédia, Lia Bock e Débora Freitas recebe Ciro Pirondi, arquiteto com mais de 30 anos de carreira, fundador da Escola da Cidade e atual diretor da F√°brica Escola de Humanidades e diretor da Funda√ß√£o Oscar Niemeyer. Eles debatem o impacto da pandemia nos grandes centros e quais s√£o as solu√ß√Ķes para o futuro próximo.

Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas, em S√£o Paulo, e doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, Ciro foi respons√°vel pela obra de revitaliza√ß√£o do Copan, prédio desenhado por Oscar Niemeyer e um dos s√≠mbolos da cidade de S√£o Paulo.

Autor de obras arquitetônicas com foco na revitaliza√ß√£o de √°reas p√ļblicas degradadas, o entrevistado do "CNN Nosso Mundo" faz um alerta sobre os desafios de viver nos grandes centros urbanos. "É hora de revermos a ocupa√ß√£o das nossas cidades", diz.

A preocupa√ß√£o de Ciro Pirondi tem fundamento. Nos próximos 30 anos, a popula√ß√£o mundial deve chegar a 9,7 bilh√Ķes, um aumento de 26% em rela√ß√£o aos 7,7 bilh√Ķes atuais. E outro dado importante: metade do planeta vive hoje em √°reas urbanas e essa propor√ß√£o deve aumentar para 70% até 2050, segundo a ONU.

Os desafios de viver nos grandes centros urbanos s√£o enormes: problemas ambientais, mobilidade, desigualdade. Segundo Ciro Pirondi, uma reflex√£o j√° faz parte dos novos projetos nos grandes centros. "A pandemia nos obriga a repensar as cidades que fizemos e a rever o transporte coletivo", revela.

Para ele, que fez o Plano Diretor de Paraisópolis, junto com Ruben Otero e An√°lia Amorim, a ideia de periferia e centro é uma ideia equivocada. Ele completa com um importante alerta: "a cidade precisa de a√ß√Ķes permanentes, n√£o de 4 anos."

O programa "CNN Nosso Mundo" vai ao ar nesta sexta-feira, dia 26/02, às 22h30.


Comunicar erro

Coment√°rios