728 x 90 - 1

'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 14 de fevereiro na história da TV

Por Redação em 14/02/2021 às 07:26:33

14 de fevereiro 1930
Nasceu Carlos Zara, ator que deixou seu nome cravado na história da televisão no Brasil.
Casado por mais de duas décadas com Eva Wilma, participou de dezenas de novelas e filmes.
Esteve em papéis nas novelas "Folhas ao Vento" (1960), "A Muralha" (1968), "Pai Herói" (1979), "Gente Fina" (1990) entre tantas outras.
Seu último trabalho na TV foi na série "Mulher" de 1998, ao lado de sua esposa, Eva Wilma. Faleceu em 2002

14 de fevereiro 1981
O "Jornal Nacional" trazia na Globo a cobertura de duas tragédias que mexeram com o Brasil: A rebelião de presos em Jacareí, com a troca de tiros entre policiais e presos, e o incêndio no edifício Grande Avenida, em São Paulo, que matou 17 pessoas.
Neste último, o JN chegou a flagrar o momento em que um pai jogava os filhos na marquise do prédio, numa tentativa desesperada de salva-los.

14 de fevereiro 1982
A Globo, enfim, exibia para os cariocas o show "Frank Sinatra Especial".
Na verdade o show foi transmitido ao vivo pela emissora, no final de janeiro, para toda a América do Sul (com exceção da Colômbia) e exibido com meia hora de atraso para todo o Brasil, exceto o Rio de Janeiro, por motivos contratuais, onde acontecia o evento. Os cariocas só puderam assistir pela televisão no dia 14 de fevereiro, às 21h.
Era a primeira passagem do cantor pelo Brasil e aconteceu no estádio do Maracanã, com um público de 150 mil pessoas.


14 de fevereiro 1982
A Globo exibiu o especial jornalístico "O Grande Pega".
A atração mostrou a crise envolvendo os dirigentes da Federação Internacional de Esportes Automobilísticos (Fisa) e da Associação de Construtores de Fórmula-1 (Foca) e os pilotos.
Os pilotos não concordavam com as novas normas estabelecidas pelas duas federações, como o fato de precisarem declarar quanto ganhavam e até quando vigoravam os seus contratos com as equipes. Os pilotos argumentavam que essas medidas possibilitariam aos dirigentes dominarem totalmente as suas carreiras, uma vez que eles não poderiam mudar de equipe sem a concordância da Fisa e da Foca. A situação acabou provocando o cancelamento do Grande Prêmio da Argentina e a incerteza sobre a realização da competição naquele ano.

14 de fevereiro 1997
A Globo exibia o último capítulo do mega sucesso "O Rei do Gado", novela de Benedito Ruy Barbosa, protagonizada por Antônio Fagundes e Patrícia Pillar. A disputa de terras entre as famílias Mezenga e Berdinazzi brindaram o público com belas histórias e interpretações marcantes como de Raul Cortez, Carlos Vereza e Tarcísio Meira. A novela marcou a estreia na Globo de Marcello Antony, Caco Ciocler, Emilio Orciollo Neto e Lavínia Vlasak.


14 de fevereiro 2003
Acabava na Globo a saga italiana "Esperança".
Escrita por Benedito Ruy Barbosa a novela teve seus bastidores bem tumultuados como atraso na entrega de capítulos, gravações e afastamento do autor titular. Para seu lugar a emissora escalou Walcyr Carrasco, que "mexeu" na história. Benedito Ruy Barbosa, aliás, não gostou. "Ele acabou com minha novela", disse Benedito em uma entrevista.
A trama contou com grande elenco como Antonio Fagundes, Eva Wilma, Fernanda Montenegro, José Mayer, Laura Cardoso, Maria Fernanda Cândido e Raul Cortez.
A novela tinha sido uma aposta da Globo empolgada com o sucesso e repercussão de "Terra Nostra" (1999).


14 de fevereiro 2009
A Record estreava o reality "Troca de Esposas", sob o comando de Ticiane Pinheiro. Baseado no britânico "Wife Swap", a nova aposta da emissora foi bem no Ibope e ganhou diversas temporadas a partir dali.
O formato lembrava outras atrações já exploradas pela emissora como "Troca de Família".


14 de fevereiro 2014
A Globo limava de sua grade o "Globo Notícia".
Boletim de informações que era exibido entre programas pela manhã e final de tarde, tinha apresentação de nomes que se revezavam como Sandra Annenberg, Evaristo Costa, Patrícia Poeta, Fátima Bernardes e, eventualmente, plantonistas do jornalismo da Globo.
Com seu fim, passou a ganhar as telas da emissora outros formatos de boletins como o "G1 em 1 Minuto".


Comunicar erro
728 x 90 - 2

Comentários

728 x 90 - 3