728 x 90 - 1

AudioDay 2021: Globo amplia presença no mercado de áudio com podcasts originais

Entre as novidades anunciadas, está o lançamento do Globoplay como um hub que reúne os mais de 80 podcasts de sucesso produzidos pelo G1, GE e GShow

Por Redação em 21/01/2021 às 22:05:25

O crescimento da presença do áudio digital no dia a dia dos brasileiros foi o tema do AudioDay Globo 2021, que reuniu um time e tanto: executivos da empresa, mercado publicitário, profissionais do mercado independente ligados à produção e distribuição de podcasts e talentos que integram o catálogo de áudio da Globo.

Durante a apresentação da estratégia para este segmento, foi revelada novidade incrível: agora, o Globoplay também se torna um hub de podcasts, que passa a reunir em um ambiente único os mais de 80 podcasts de sucesso produzidos internamente pelo G1, GE e Gshow, além de novos títulos produzidos por criadores e produtores independentes, e ainda a transmissão das rádios CBN Rio e CBN SP. É mais um avanço da Globo em seu processo de transformação digital e o relacionamento direto com o consumidor.

Globoplay se torna um hub de podcasts — Foto: Globo

Globoplay se torna um hub de podcasts — Foto: Globo

"Os podcasts complementam as ofertas que a Globo faz em várias outras plataformas. Queremos estar sempre junto ao consumidor, no contexto em que ele vive, em seu cotidiano, sua jornada e, nesse cenário, o áudio é fundamental. E para isso convidamos também marcas, anunciantes e agências a criar e explorar com a gente esse mundo que estamos colocando no ar hoje", disse Nóbrega.

Jorge Nóbrega participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

Jorge Nóbrega participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

Outra novidade do evento foi o anúncio da parceria com o B9, uma das maiores e mais relevantes produtoras de conteúdo em áudio do país. A partir de agora, os programas Mamilos e Braincast, dois dos mais ouvidos nas plataformas de streaming, passam a ser promovidos e comercializados com exclusividade pela Globo.

"É indiscutível a importância que o B9 tem para o mercado de podcasts e, de maneira mais ampla, como veículo que há 18 anos fala sobre inovação, cultura, comportamento e criatividade. Apostamos muito nessa parceria, na complementariedade das nossas competências e, sobretudo, na visão dos sócios da rede para o futuro do podcast no Brasil", aponta Guilherme Figueiredo, head de Áudio Digital da Globo.

Guilherme Figueiredo participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

Já Carlos Merigo, sócio do B9 e apresentador do Braincast, ressalta a evolução do mercado de podcasts no país: "Participamos ativamente desse mercado desde 2005 e nos últimos anos o vimos crescer, tanto em número de ouvintes, quanto na oferta de conteúdo e na sofisticação da participação das marcas nessas conversas. A consolidação do mercado de áudio aponta para a diminuição do número de players, à medida em que se busca otimizar os esforços para atrair audiência e anunciantes. Nesse contexto, no momento que a Globo nos fez o convite de parceria, não tivemos dúvida de que era a melhor escolha. É uma marca brasileira, associada a um padrão de qualidade, com a qual temos orgulho de agora unir nossa trajetória".

Outras parcerias com influenciadores relevantes das redes sociais, como Kaique Brito, Jeska Grecco, Samir Duarte e Amanda Dias, também foram anunciadas durante o evento.

Samir Duarte e Jeska Grecco anunciam o podcast BBB Tá On no Audioday 2021 — Foto: Globo

Samir Duarte e Jeska Grecco anunciam o podcast BBB Tá On no Audioday 2021 — Foto: Globo

"O mais legal de estar na Globo é poder contar com toda essa estrutura para contar grandes histórias, tanto de audiodocumentário quanto de ficção", disse Mizanzuk. "O 'Projeto Humanos' agora faz parte do catálogo da Globo, incluindo a série documental de 'O Caso Evandro", que será lançada pelo Globoplay, dando um grande passo do áudio para o vídeo", destacou.

O evento foi conduzido pela jornalista Renata Lo Prete, âncora de O Assunto, um dos mais baixados da América Latina em 2020, segundo a Triton Digital; e por Juliana Wallauer, uma das sócias da B9 e co-apresentadora do Mamilos Podcast.

Consumo de áudio digital no Brasil

Durante o AudioDay 2021, a Globo ainda anunciou dados inéditos sobre o consumo de áudio digital no país, que destacam os podcasts como um dos territórios mais demandados atualmente – e também um dos mais promissores.

Todos esses movimentos marcam a capacidade da Globo de acompanhar as transformações do mercado e, sobretudo, de estar alinhada com o desejo do consumidor. Para isso, a empresa lança mão do relacionamento com as 100 milhões de pessoas que se conectam com ela todos os dias, além de estudos e pesquisas de mercado, como a realizada pelo instituto Kantar Ibope, em 2020, que investigou os avanços deste setor no país.

A pesquisa revela que uma das modalidades que mais vêm crescendo são os podcasts: se, em 2019, 13% da população se declarava ouvinte de podcasts, um total de 21 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais, esse percentual passa para 17% da população, ou 28 milhões de pessoas, em 2020.

Página da Globoplay que reúne os podcasts de cultura pop — Foto: Globo

Página da Globoplay que reúne os podcasts de cultura pop — Foto: Globo

Guilherme ainda ressaltou que a distribuição dos podcasts em outras plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Podcasts, e nos serviços proprietários da Globo, como o Globoplay, G1, Ge e Gshow será mantida. "Ainda que a gente lance projetos especiais com o Globoplay, a grande maioria dos nossos podcasts permanecerá nas plataformas de áudio disponíveis", disse.

Para o diretor de Negócios Integrados em publicidade da Globo, Eduardo Schaeffer, este é um mercado em franca expansão, e chegar até o consumidor em todos esses canais traz vantagens para o negócio.

"Esse modelo de distribuição permite que a gente faça a venda publicitária nos principais formatos disponíveis, como patrocínios, entrega dinâmica e programática", destaca o executivo.

Eduardo Schaeffer participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

Eduardo Schaeffer participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

Os novos podcasts da Globo

Humor, astrologia, atualidade, aviação, maternidade, finanças, games... tem conteúdo novo e original para todos os gostos! São mais de 10 projetos originais e inéditos, além da chegada de consagrados podcasts e novos projetos que chagarão à plataforma ao longo de 2021.

Com a chegada do reality mais esperado do país, estreia também o BBB Tá On, podcast apresentado por Jeska Grecco e Samir Duarte, para aqueles que curtem e querem saber - de forma prática e divertida - o que está rolando na casa mais vigiada do Brasil. Além de trazer quadros e uma análise informativa sobre o que está acontecendo na casa, o podcatst também terá episódios especiais com depoimento do líder da semana, gravado diretamente da casa mais vigiada do Brasil.

Isabel Mueller e Titi Vidal, duas das mais respeitadas astrólogas do Brasil, se unem no Astrológicas. O programa dará dicas e explicará como os astros podem interferir nas nossas vidas. Toda semana, serão dois episódios: um temporal aos domingos detalhando o céu do momento e outro atemporal todas as quartas falando sobre algum termo astrológico popularizado, mas pouco conhecido a fundo, como o Retorno de Saturno e o famoso Mercúrio Retrógrado.

Kaique Brito, com seu humor impar já conhecido nas redes, apresentará o Pega Essa Ref, em que traz seus questionamentos sobre cultura pop, séries, filmes, memes e debates sobre questões do momento para a Geração Z.

Lito Sousa, um dos maiores experts em aviação no Brasil e dono do maior canal sobre o tema na América Latina, embarca com seus curiosos casos da aviação e desmistifica ideias e preconceitos de quem tem medo de voar em episódios semanais no Atenção, Passageiros.

Amanda Dias, do canal Grana Preta, enriquece o cardápio de ofertas com o Fala, Emancipade, podcast semanal feito para mulheres chefes de família e pessoas em geral, que querem ter acesso a informações que auxiliem na sua organização financeira do dia a dia e oriente em relação às suas grandes decisões da vida financeira.

Amanda Dias participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

Amanda Dias participa do Audioday 2021 — Foto: Globo

E, em parceria com o G1 e apresentado pelas jornalistas Karina Godoy e Natália Ariede, com episódios semanais e convidados especiais, o podcast sobre parentalidade discute diversos temas ligados ao desafio de se criar filhos.

Além disso, títulos de podcasts do O Globo e CBN, como o Ao Ponto com Carol Morand, o semanal Lauro e Gabeira, Panorama CBN, Academia CBN com Mario Sérgio Cortella, o Nossa Língua De Todo Dia com Pasquale Cipro Neto e o Rádio Sucupira também chegam à plataforma.

Todos esses novos títulos se juntam aos mais de 80 títulos, produzidos pela Globo com programas liderados por nomes como Pedro Bial, Angélica e a equipe do semanal Fantástico, além de sucessos como O Assunto, apresentado pela jornalista Renata Lo Prete, que aborda diariamente os tópicos mais importantes do momento, e o divertido Alerta Spoiler!, que aborda o universo de séries com Fernando Caruso e Jaiê. Além destes, mais 40 podcasts de esporte, incluindo A Mesa, comandado por André Rizek e PVC, que formam um portfólio diversificado, que traz desde conteúdos ligados a temas do dia a dia até conteúdos voltados para interesses específicos.


Comunicar erro
728 x 90 - 2

Comentários

728 x 90 - 3