O dia em que a Record ficou fora do ar e teve mais audiência do que o 'Hoje em Dia' e da reprise de 'Escrava Mãe'

Ibope alegou que as pessoas podem ter 'adormecido' de frente da TV

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 18/12/2020 às 18:59:00

Em maio de 1992 o Ibope, Instituto Brasileiro de Opini√£o e Pesquisa, completava 50 anos. Sinônimo de sucesso, a empresa se viu no centro de uma grande pol√™mica que o "Memória da TV" relembra agora.

Um fato inusitado, no dia 6 de maio daquele ano, colocou em xeque as medi√ß√Ķes em tempo real. A TV Record, que exibia o programa "Especial Sertanejo", ficou fora do ar em S√£o Paulo por quase 40 minutos, devido a uma queda de energia no bairro onde a emissora funcionava. N√£o seria motivo de uma "matéria" se a emissora n√£o tivesse aumentado sua audi√™ncia durante o per√≠odo que exibiu "chuvisco".

Segundo os dados do Ibope, o programa, registrou naquela noite uma média de 5 pontos, porem, nos relatórios em tempo real, a emissora continuou pontuando e até chegou elevar sua audi√™ncia.

Para se ter uma ideia, média de 5 pontos é algo que a Record consegue, nos melhores dias, com o "Hoje em Dia" ou a reprise de "Escrava M√£e".

O fato, claro, n√£o passou despercebido e o SBT questionou os n√ļmeros.

O Ibope, na época, confirmou a informa√ß√£o de que a Record havia ficado fora do ar, mas manteve as médias aferidas para o emissora da Barra Funda. Ana L√ļcia Lima e Lu√≠s Antônio Silveira, diretora de m√≠dia e diretor da √°rea técnica do Instituto chegaram a concluir: "Isso pode ser explicado por um fenômeno muito comum: pessoas que adormecem na frente da TV"

A performance da Record entre 22h19 e 22h59 de 06/05/92 mostra que a emissora come√ßou a cair e se estacionou em 3 pontos. As 22h46, subiu para 4 pontos e se manteve. Média geral do per√≠odo em que ficou fora do ar: 4 pontos. J√° pode reprisar, né non?

O diretor de marketing do SBT na época, Ivandir Kotait, comentou: "A Record ficou fora do ar mais de meia hora. Ninguém espera tanto. Também é dif√≠cil acreditar que as pessoas tenham adormecido. Como explicar a subida de 3 para 4 pontos?"

Comunicar erro

Coment√°rios