Rainha! Gloria Perez escreveu o capítulo de novela mais assistido após o início das medições de audiência em tempo real. Saiba tudo!

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 17/12/2020 às 20:16:29

Bom, ao longo da semana você esta acompanhando aqui no "Memória da TV" um especial exclusivo sobre as grandes audiências da TV.

Nós já comentamos aqui várias curiosidades, dentre elas, que no início da TV, os dados eram coletados através de visitas porta em porta em famílias cadastradas, ou até mesmo em flagrantes. Uma outra metodologia, era o público registrar em cadernos o que estava assistindo naquele momento.

Pode parecer estranho, mas a metodologia do Ibope sempre deu muito certo e refletia realmente a preferência popular.

No entanto, no final dos anos 80, por volta de 1988, o Ibope começou a testar uma nova metodologia, que coletava dados em tempo real (através de telefone e radiofrequência). Era um equipamento chamado de DIB2. Apenas em meados de 1991 o Instituto passou a realizar as medições mais precisas em tempo real, através do famosos "peoplemeter". A partir dai, pode-se ter maior precisão, uma vez que o sistema registrava quando um aparelho trocava de estação. Foi quando se começou a fazer a medição de audiência individual e não apenas domiciliar.

Pois bem, aqui também já comentamos sobre a novela "Selva de Pedra" de Janete Clair que ostenta um dos maiores índices de audiência da história da TV. Com 77 pontos de média, registrou 100% de audiência no Rio de Janeiro em outubro de 1972.

Ok!

Mas e depois das medições mais precisas. Sabe quem pode ser considerada a "maga" da telinha?

Sim! Ela! Chamada por muitos de "discípula" de Janete Clair, Gloria Perez pode se orgulhar.

Suas novelas sempre atraíram o público e foram sucesso de audiência. Aliás, após as medições em tempo real, é dela o capítulo de novela mais assistido: o último de "América" que, em 04 de novembro de 2005, cravou média de 68 pontos no Ibope e 86% de audiência. Tal numero até hoje jamais foi superado por nenhuma outra telenovela. Até mesmo "Senhora do Destino" não chegou a registrar essa média em um capítulo.

"América" mostrava as aventuras e desventuras dos brasileiros que entravam ilegalmente nos EUA em busca de uma vida melhor, através da protagonista Sol (Deborah Secco). No entanto, um dos chamarizes para o capítulo final era se a Globo iria exibir o primeiro beijo gay masculino de suas novelas, com os personagens Zeca (Erom Cordeiro) e Junior (Bruno Gagliasso). O beijo não rolou.

Na média geral de todos os capítulos, "América" ficou 49 pontos, um ponto abaixo de "Senhora do Destino", sua antecessora.

Veja as médias gerais mais altas de novelas, após o início da medição em tempo real:

1993 – Renascer: 60 pontos
1992 – Pedra Sobre Pedra: 54 pontos
1992 – De Corpo e Alma: 54 pontos
1993 – Fera Ferida: 53 pontos
1994 – A Viagem: 52 pontos
1996 – O Rei do Gado: 52 pontos
2004 – Senhora do Destino: 50 pontos
2005 – América: 49 pontos
1993 – Mulheres de Areia: 49 pontos
2005 – Belíssima: 48 pontos

E ai, gostaram?

E olha pessoas, BORA entrar para nosso Grupo de WhatsApp. É só clicar AQUI que você entra DIRETÃO!

Não deixe de navegar por mais histórias da nossa televisão na seção "Senta Que La vem História"!

E pra quem gosta de Ibope, Audiências e tudo mais, tem as TABELAS DE AUDIÊNCIA e NOTICIAS DE AUDIÊNCIA!

Bom... é isso!!!

Comunicar erro

Comentários