Novela 'Selva de Pedra' atingiu mesmo 100 pontos de audiência? Confira tudo aqui! Veja o relatório do Ibope daquele dia!

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 14/12/2020 às 19:38:56

Quem é noveleiro ou ama a história da TV sempre ouviu esta 'lenda' de que a novela "Selva de Pedra", exibida pela Globo em 1972, atingiu a maior audiência da história: 100% de audiência.

Escrita pela "maga" Janete Clair, a trama era protagonizada por Regina Duarte e Francisco Cuoco. A novela contava uma história de amor repleta de ganchos e reviravoltas que deixou o público, realmente, hipnotizado frente à TV.

Simone (Regina Duarte) é uma artista plástica que testemunha uma briga entre Cristiano e Gastão. Na desavença, por acidente, Gastão morre. Ciente da inocência de Cristiano, a mocinha encoberta o caso e se apaixona por ele. Os dois acabam se casando e deixam o interior, passando a viver na capital, Rio de Janeiro.

Nesta "selva de pedra", Cristiano desperta a paixão da milionária Fernanda. Sem medir esforços para que o rapaz deixe a vida simples ao lado de Simone e se case com Fernanda, seu tio, Miro, arquiteta um plano para matar Simone, que acaba sofrendo um acidente e é dada como morta. Cristiano, então, se envolve com Fernanda e aceita se casar a patricinha.

No entanto, ele se sente responsável pela morte de sua ex-companheira e abandona Fernanda no altar. Humilhada, a socialite enlouquece e jura vingança. Simone, que sobreviveu ao acidente, faz uma viagem e retorna disfarçada sob a identidade da irmã falecida, Rosana Reis

Novelão, ne?


A trama fez um enorme sucesso em todo o Brasil.

Dirigida por Daniel Filho e com uma trilha sonora linda, "Selva de Pedra" mitou e sim, meus senhores, registrou 100% de audiência no Rio de Janeiro na noite do dia 4 de outubro de 1972. Um feito, até então, inédito no Brasil.

No capítulo 152, Simone (Regina Duarte) foi desmascarada pelo marido, Cristiano (Francisco Cuoco), acusada de assumir a identidade da sua irmã, Rosana Reis, falecida na infância.

Na medição de 15 em 15 minutos dos relatórios do Ibope, é possível conferir as médias. Ali, das 20h às 21h, horário em que o capítulo foi exibido, a trama teve 71 pontos. No entanto, como você vai poder ver no print abaixo, das 20h30 às 20h45, "Selva de Pedra" registrou 77 pontos. Nestes quinze minutos, TV Tupi (6), TV Rio (13) e TV Continental (9) ficaram com 0. Ou seja, a Globo tinha 100% de audiência dentre os televisores ligados.

Print do relatório do Ibope daquela noite, no Rio de Janeiro

O diretor da TV Tupi, na época, se defendeu. A emissora teve problemas com a concessionária pública de energia elétrica e, acabou ficando com o sinal instável, saindo do ar em diversos momentos. Jose Arrabal, diretor geral da Tupi no Rio comentou em matéria da revista Veja: "A novela de fato é muito boa, mas o que aconteceu naquela quarta-feira pode ser explicado perfeitamente. Faltou energia da Light e ficamos fora do ar várias vezes. Tentamos solucionar a questão utilizando o gerador, mas ele também pifou".

Em São Paulo, onde a concorrência é maior, os números não foram menos significativos naquela noite: a Globo obteve 57 pontos (51%) contra 17 da Tupi (15%) e 10 da Record (9%). Na capital paulista, a novela chegou a médias de 64 pontos em seus capítulos finais.

Janete Clair também comentou o sucesso da novela em matéria da revista Cartaz. "Considero sempre o meu último trabalho o melhor. Sou muito volúvel e por isso esqueço facilmente o que já não é uma novela pretensiosa como inovação. É apenas uma história que passo para os telespectadores. O que ela tem de bom, de diferente das demais, é a sua direção. A direção de Walter Avancini é perfeita. E isso é importante. De todos os diretores com quem já trabalhei, foram Avancini e Daniel Filho os que melhor me entenderam".

Em 1986, a Globo chegou a realizar um remake da novela. A nova versão, apesar de ter feito sucesso, não conseguiu repetir o fenômeno da primeira edição.

E ai, gostaram?

E olha pessoas, BORA entrar para nosso Grupo de WhatsApp. É só clicar AQUI que você entra DIRETÃO!

Não deixe de navegar por mais histórias da nossa televisão na seção "Senta Que La vem História"!

E pra quem gosta de Ibope, Audiências e tudo mais, tem as TABELAS DE AUDIÊNCIA e NOTICIAS DE AUDIÊNCIA!

Bom... é isso!!!

Comunicar erro

Comentários