'Programa Silvio Santos' estreou 1963 com baixa audiência, mas em menos de dois anos já era um dos mais vistos da TV

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 12/12/2020 às 19:01:42

"Lá, lá, lá... lá, lá, lá... Silvio Santos vem ai..."

É super clichê começar um texto em homenagem à Silvio Santos com esse refrão de musiquinha, ne? Mas não tem jeito! Além da gargalhada inconfundível, do carisma estonteante, a música de abertura de seu programa de auditório é uma de suas marcas registradas.

No ar até os dias de hoje pelo SBT, o "Programa Silvio Santos" é uma das atrações mais longevas da TV brasileira. Mesmo que, nas primeiras décadas, a faixa reunia diversos programas comandados por ele, a marca "Programa Silvio Santos" sempre foi muito forte.

Vamos relembrar um pouco o início desta história?

Depois de despontar na apresentação de diversas atrações na TV Paulista, Silvio Santos e a direção da emissora decidiram investir no horário do almoço de domingo. Foi assim que, com duas horas e meia de duração, estreou em 02 de junho de 1963 o "Programa Silvio Santos". O anúncio já trazia os apelos da nova atração: "Prêmios, melodias e brincadeiras".


Apesar da carreira promissora do programa ao longo dos anos, a estreia não "um sucesso" como muitos dizem por ai. No primeiro mês de exibição, a atração teve média de 2 pontos no Ibope. No mesmo horário a Record com "Circo Eletrônico Radiobraz" cravava médias acima de 30 pontos e a TV Excelsior com "Lamario" ficava na casa dos 15 pontos. Vale lembrar que a medição do Ibope nesta época não contemplava o período todo da atração, que começava as 12h.

EXCLUSIVO: Trouxemos pra você a Tabela de Audiência do primeiro ano do "Programa Silvio Santos" na TV Paulista! Confira!

No entanto, podemos conferir na Tabela de Audiência que, em pouco tempo, a atração conseguiu elevar – e muito – os índices da emissora.

Em meados de 1968 o "Programa Silvio Santos" já figurava entre as atrações mais vistas da TV com médias de 30 pontos.


Ao longo de sua história, o programa foi exibido pela TV Globo, Tupi e TV Record. Em alguns momentos, chegou a ter exibições simultâneas entre os canais, visto que Silvio Santos "pagava" pelos horários.

Atualmente figura entre as maiores audiências do SBT.

-x-

Comunicar erro

Comentários