'Fato ou Fake' lança nova ferramenta de checagem

Ao enviar uma mensagem para o número (21) 99474-1741, é possível confirmar a veracidade de textos e saber como evitar as fake news

Por Redação em 11/11/2020 às 14:28:48
O combate às mensagens falsas, ainda mais importante durante o período eleitoral, ganha mais uma ferramenta. Nesta quarta-feira, dia 11, o "Fato ou Fake", serviço de checagem da Globo, inicia um projeto de verificação por WhatsApp. Ao enviar uma mensagem para o número (21) 99474-1741, será possível confirmar a veracidade de textos publicados na internet, conferir as últimas checagens feitas pelo "Fato ou Fake", receber verificações sobre a Covid-19 e entender como se proteger da disseminação de fake news.

Após o envio do material ao número do serviço, jornalistas de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo apuram se a mensagem está sendo muito compartilhada nas redes sociais, ouvem nomes citados, fontes oficiais e especialistas; e investigam a origem, o contexto, o conteúdo e se as imagens correspondem ao que é narrado. Quando a checagem é finalizada, o resultado é enviado para quem fez a solicitação.

Criado em 2018, o projeto "Fato ou Fake" já publicou mais de 2.000 esclarecimentos sobre informações disseminadas na internet e em aplicativos de mensagens. Além de links de texto, a equipe confere declarações de autoridades, designando ao material os selos "Fato", "Fake" ou "Não é Bem Assim". Desde outubro, o "Fato ou Fake" faz parte de uma coalizão de agências de checagens que colabora com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate a campanhas de desinformação sobre as eleições municipais de 2020.

A página do "Fato ou Fake" está disponível no G1: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Comunicar erro

Comentários