Muito antes do SBT, Silvio Santos já planejava compra de novelas mexicanas. "Os Ricos Também Choram" foi a primeira e jamais teve seu Ibope superado!

Por Redação em 08/11/2020 às 15:51:52

Quem vê a grade do SBT nos dias de hoje, repleta de histórias mexicanas, pode não saber mas, a presença delas na programação da emissora tem quase a mesma idade do canal.

Para ser mais preciso, ainda antes de inaugurar o SBT, Silvio Santos já planejava usar a abusar das produções mexicanas. Através da TVS que ele mantinha no Rio de Janeiro, o empresário e apresentador já estava negociando a compra de um lote de novelas mexicanas.

A primeira, entrou no ar em 1982 quando o SBT já estava no ar e ainda não havia completado nem um ano.

A novela em questão era "Os Ricos Também Choram". Escrita por Ines Rodena, a trama contava a história de Mariana Villarica (Verónica Castro), filha de rico fazendeiro. Após a morte do pai, é expulsa de casa pela madrasta Esther (Rocio Banquells) e vai parar na capital, sofrendo (muito) e procurando quem lhe dê apoio.

O SBT foi bastante criticado pela imprensa na época. E estas criticas contribuíram para a formação de um "preconceito" a respeito das tramas produzidas pelos mexicanos. Preconceito, aliás, injusto. Henrique Zambelli, autor de diversas adaptações do SBT comentou o assunto em entrevista exclusiva ao "Memória da TV" em outubro. "Existe também um preconceito muito grande, dando a entender que o que é de fora tem valor inferior e o que é feito aqui é muito melhor, quando se sabe que sempre tivemos incontáveis fiascos nacionais em todas as emissoras", relatou ele. Para conferir tudo CLIQUE AQUI!

Mas vamos voltar a chorar, ops, a falar sobre a novela "Os Ricos Também Choram".

A trama estreou no horário nobre e, seja pela novidade ou porque o público brasileiro é apaixonado por telenovela, foi um estrondoso sucesso. Até hoje, é dona do título de maior audiência de novelas do SBT. Seus índices jamais foram superados por qualquer outra telenovela exibida pela emissora, seja nacional ou estrangeira. Apenas "A Usurpadora" registrou índices parecidos, nos anos 90, porem, sem supera-la.

A exibição original no México havia acontecido em 1979. A atriz Verônica Castro fora alçada ao estrelato. Em passagem pelo Brasil, devido à repercussão da novela, fez "via sacra" pela programação do SBT, participando do "Show de Calouros" e outros.

A trama chegou a ser reprisada pelo SBT outras duas vezes (1983 e 1984). A emissora brasileira chegou a fazer um remake da história em 2005, escrita por Gustavo Reiz e protagonizada por Thaís Fersoza. Mas a repercussão não foi a mesma.

Thais Fersoza no remake da novela "Os Ricos Também Choram" no SBT.

O que muita gente não sabe é que "Os Ricos Também Choram" é a história que deu origem à "Maria do Bairro", outro grande sucesso mexicano, protagonizado por Thalia.

Relembre a abertura da novela:



Comunicar erro

Comentários