De 'O Direito de Nascer' à Janete Clair: SBT produziu 8 remakes de grandes sucessos da TV

Por Redação em 15/10/2020 às 17:28:34
O SBT reuniu um grande elenco para recontar "As Pupilas do Senhor Reitor" em 1994

O SBT reuniu um grande elenco para recontar "As Pupilas do Senhor Reitor" em 1994

Remake é a arte de recontar histórias.

Como j√° dizia Boni, ele é considerado em duas possibilidades: 1) quando h√° falta de criatividade; 2) quando se encontra o meio de "melhorar" aquilo que j√° foi feito no passado.

No caso do SBT, que j√° produziu 8 remakes, podemos encontrar ambos motivos aliados à mais um: receio em arriscar. Para isso, se recorrer à um texto de grande sucesso. A probabilidade de o "tiro sair pela culatra" é menor. Mas, mais uma vez, no caso do SBT, isso j√° aconteceu v√°rias vezes.

O primeiro remake da emissora foi também o respons√°vel pela retomada da teledramaturgia da emissora em 1994. E o SBT fez direitinho! "Éramos Seis", com Irene Ravache e grande elenco, dirigidos por Nilton Travesso, foi um grande sucesso da emissora. N√£o deixou nada a desejar às vers√Ķes anteriores. Muito pelo contr√°rio. Se encaixou com perfei√ß√£o a segunda defini√ß√£o de Boni, dita ali em cima, melhorando o que j√° havia sido feito em outras épocas.

Classica foto de "Éramos Seis", que reativou a dramaturgia do SBT nos anos 90

Logo depois, a emissora apostou em mais alguns remakes como "As Pupilas do Senhor Reitor" (1994), "Sangue do Meu Sangue" (1995) e "Os Ossos do Ber√£o" (1997), mas sem grande repercuss√£o. Fez até um remake de uma novela própria: "Raz√£o de Viver" (1996) cuja trama havia sido contada em 1984 com o nome de "Meus Filhos, Minha Vida".

Dentro dos remakes vencedores da categoria "prometeu, mas n√£o entregou" vou destacar dois: "O Direito de Nascer" produzido em 2001 e "Vende-se um Véu de Noiva" de 2009. O primeiro, regrava√ß√£o de um dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional nos anos 60, mas que n√£o conseguiu emplacar nesta nova roupagem. E a segunda, baseada nos originais da "maga das novelas", Janete Clair, agora escrita por Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos.

Guilhermina Guinle e Elaine Cristina em cena de "O Direito de Nascer", um dos maiores sucessos da telenovela dos anos 60, mas que n√£o obteve grande repercuss√£o na tela do SBT

"Véu de Noiva" tinha sido um grande sucesso no final dos anos 60 na Globo. Mas no SBT, sua média se estacionou em 5 pontos no Ibope.

"Vende-se um Véu de Noiva" que foi um remake do grande sucesso da Globo dos anos 90, mas que no SBT n√£o deu muito certo


Veja os remakes produzidos pelo SBT ao logo de sua história:

1994 – Éramos Seis (vers√Ķes na Record em 1958, Tupi em 1967 e 1977. Após a do SBT a Globo viria a produzir um remake em 2019)
1994 – As Pupilas do Senhor Reitor (primeira vers√£o exibida em 1970 pela Record)
1995 – Sangue do Meu Sangue (primeira vers√£o exibida em 1969 pela TV Excelsior)
1996 – Raz√£o de Viver (primeira ver√£o exibida em 1984 pelo SBT com o nome de "Meus Filhos Minha Vida")
1997 – Os Ossos do Bar√£o (primeira vers√£o exibida em 1973 pela Globo)
2001 – O Direito de Nascer (primeira vers√£o exibida em 1965 pela TV Tupi)
2009 – Vende-se um Véu de Noiva (primeira vers√£o exibida em 1969 pela Globo)
2010 – Uma Rosa com Amor (primeira vers√£o exibida em 1972 pela Globo)


Para ler mais textos sobre as novelas do SBT, CLIQUE AQUI! E n√£o deixe de favoritar e assinar para receber as notícias do site (na no final da p√°gina inicial). Teremos textos especiais durante toda esta semana, relembrando os grandes sucessos e curiosidades das novelas do SBT. Ahhhh e SIGA A GENTE NO TWITTER pra ficar por dentro de tudo, só CLICAR AQUI! D√° essa moral, vai!

Coment√°rios