Desde seu início, SBT exibiu ou produziu apenas 10 telenovelas 'originais'

Tirando as novelas mexicanas que s√£o exibidas dubladas por aqui, o SBT j√° produziu ou exibiu 56 telenovelas

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 14/10/2020 às 18:59:00
Novela "Meus Filhos, Minha Vida" de 1984 foi a primeira produção original do SBT após dezenas de adaptações de textos mexicanos

Novela "Meus Filhos, Minha Vida" de 1984 foi a primeira produção original do SBT após dezenas de adaptações de textos mexicanos

O SBT é bastante conhecido por suas novelas mexicanas. Ok.

Mas, mesmo quando a emissora se envereda pelos campos de produ√ß√£o de histórias aqui no Brasil, em sua grande maioria s√£o adapta√ß√Ķes de histórias... mexicanas... ou remakes.

Fiz a conta, senhores!

Tirando as novelas mexicanas que s√£o exibidas dubladas por aqui, o SBT j√° produziu ou exibiu 56 telenovelas. Desde a primeira "Destino" em 1982 até "As Aventuras de Poliana", finalizada este ano, apenas 10 eram histórias originais.

A primeira, cujo texto n√£o era adapta√ß√£o de uma trama mexicana foi em 1984. E mesmo assim, preciso pontuar, ainda existem dúvidas com rela√ß√£o a isso. N√£o h√° nenhuma informa√ß√£o oficial de que se trata de uma adapta√ß√£o, porém existe uma novela mexicana ("Corona de L√°grimas") com o mesmo "mote".

Estamos falando de "Meus Filhos, Minha Vida", escrita por Ismael Fernandes, Henrique Lobo e Crayton Sarzi. Narrava a história de Luzia (Miriam Pires) que batalha para criar seus tr√™s filhos André (D√™nis Derkian), Pedro (Carlos Briani) e M√°rio (Raymundo de Souza). Mas a vida lhe d√° um golpe e ela v√™ seus filhos trilharem para o caminho do crime.

Outras novelas originais exibidas pelo SBT: "Jerônimo" (1984), "Jogo do Amor" (1985), "Uma Esperan√ßa no Ar" (1985), "Cortina de Vidro" (1989), "Brasileiros e Brasileiras" (1990), "Colégio Brasil" (1996), "Fascina√ß√£o" (1998), "Revela√ß√£o" (2008) e "Amor e Revolu√ß√£o" (2011). Algumas destas tramas, inclusive, eram produ√ß√Ķes independentes que foram exibidas pela emissora.

Cena da novela "Amor e Revolu√ß√£o", última trama 'original' do SBT

"Amor e Revolu√ß√£o", de Tiago Santiago, foi a última.


Para ler mais textos sobre as novelas do SBT, CLIQUE AQUI! E n√£o deixe de favoritar e assinar para receber as notícias do site (na no final da p√°gina inicial). Teremos textos especiais durante toda esta semana, relembrando os grandes sucessos e curiosidades das novelas do SBT. Ahhhh e SIGA A GENTE NO TWITTER pra ficar por dentro de tudo, só CLICAR AQUI! D√° essa moral, vai!

Coment√°rios