Autora de 'Amor de Mãe', Manuela Dias atuou em 'Dona Anja', novela 'erótica' do SBT

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 13/10/2020 às 17:35:35
Manuela Dias e Danton Mello em cena da novela "Dona Anja", do SBT

Manuela Dias e Danton Mello em cena da novela "Dona Anja", do SBT

A década de 90 foi marcada pela erotização na dramaturgia.

Começou com "Pantanal" na Manchete e reverberou nas novelas e minisséries da Globo, que passaram a conter cenas ainda mais "picantes".

Na mesma linha, o SBT lançou em 1996 uma "novela erótica" para tentar roubar o público de "Xica da Silva", que era exibida pela TV Manchete e abusava de banhos de cachoeira e cenas 'pra lá' de quentes.

Adaptada da obra de Josué Guimarães, chegou a ter este adjetivo pois trazia temas mais pesados e apostou em cenas repletas de sexo e corpos seminus.

A trama mostrava a história de Anja (Lucelia Santos) uma mulher de apetite sexual bem forte e que, após a morte do marido (durante o sexo), decide abrir um bordel.

Lucélia Santos foi a protagonista da novela

Tendo como pano de fundo os anos da ditadura militar, a novela mostrava o bordel sendo frequentado por políticos, delegados e professores. Enquanto não aproveitavam a esbórnia, a elite daquela pequena cidade sulista discursava a favor dos "bons costumes".

A novela recebeu duras críticas por apostar em cenas nudez. Apesar do apelo, a trama não foi bem no Ibope. Tinha menos audiência que as novelas mexicanas da época.

"Dona Anja" foi dirigida por Roberto Talma e produzida pela JPO (produtora independente). Tinha no elenco Danton Mello (que vinha da Globo após grande sucesso em "Malhação"), Angelina Muniz, Sônia Lima e – pasmem – Manuela Dias, hoje autora na Globo onde escreve "Amor de Mãe".


Para ler mais textos sobre as novelas do SBT, CLIQUE AQUI! E não deixe de favoritar e assinar para receber as notícias do site (na no final da página inicial). Teremos textos especiais durante toda esta semana, relembrando os grandes sucessos e curiosidades das novelas do SBT. Ahhhh e SIGA A GENTE NO TWITTER pra ficar por dentro de tudo, só CLICAR AQUI! Dá essa moral, vai!

Comentários