Problemática, 'Brasileiras e Brasileiros' foi a novela que mais trocou de horário no SBT

Por Rodrigo Felício ([email protected]) em 12/10/2020 às 18:44:49
Lucélia Santos era uma das protagonistas da novela

Lucélia Santos era uma das protagonistas da novela

Nos dias de hoje, em se tratando de SBT não é novidade alguma a troca repentina de horários.

Que o diga "Triturando", "Fofocalizando", "Bom Dia & Cia" e outros programas da emissora que parecem "dançar na grade". Se em programas de variedades o "Charme" é um dos recordistas de mudança de horário, nas novelas o título é de "Brasileiras e Brasileiros". A trama que o SBT exibiu em 1990 e marcou o fim da era de dramaturgia da emissora mudou de horário quatro vezes.

Escrita por inicialmente por Carlos Alberto Soffredini, "Brasileiras e Brasileiros" pegou carona no bordão do ex-presidente da república José Sarney e mostrava brasileiros pobres que tentavam ganhar a vida com luta livre. Em pouco mais de dois meses, o autor titular foi afastado e Walter Avancini, que era o diretor, assumiu o texto. O foco passou então a ser numa trama que envolvia personagens ricos e milionários.

Novela foi bastante problemática e marcou o fim da dramaturgia do SBT nos anos 90

A novela começou sendo exibida, em novembro de 1990, as 18h30 e atingiu no seu primeiro capítulo a marca de 17 pontos em São Paulo. Não deu tempo de comemorar. Seu segundo capítulo despencou para 10 pontos. A partir dai, foi só ladeira a baixo. E, em busca dos números perdidos, o SBT começou a trocar seu horário de exibição. Foi exibida as 17h45, 18h30 e 19h. Em janeiro de 1991, já estava ocupando a faixa das 20h. Naquela época, algo inacreditável. Como uma telenovela podia mudar tanto de horário. Mas o ponto não era o horário, era o produto!

"Brasileiras e Brasileiros", apesar do elenco com nomes importantes como Edson Celulari, Carla Camuratti, Lucélia Santos e Rubens de Falco, foi um grande fracasso e "enterrou" a dramaturgia da emissora. Quando a novela estreou, o SBT tinha em seu planejamento produzir 4 novelas. O resultado de "Brasileiras", fez Silvio Santos optar apenas nas novelas mexicanas. "Carrossel" foi a substituta e "explodiu" em audiência.

Depois, o SBT passaria mais 3 anos sem nenhuma nova produção nacional.


Para ler mais textos sobre as novelas do SBT, CLIQUE AQUI! E não deixe de favoritar e assinar para receber as notícias do site (na no final da página inicial). Teremos textos especiais durante toda esta semana, relembrando os grandes sucessos e curiosidades das novelas do SBT. Ahhhh e SIGA A GENTE NO TWITTER pra ficar por dentro de tudo, só CLICAR AQUI! Dá essa moral, vai!

Comentários