SBT investiu milh√Ķes e recriou S√£o Paulo dos anos 20 para contar, pela quarta vez, a hist√≥ria de '√Čramos Seis'

Novela foi responsável pela retomada da emissora na produção de teledramaturgia e marcou a estreia de Ana Paula Arósio na TV

Por Redação em 03/10/2020 às 18:41:19








TÍTULO
"Éramos Seis"

GENERO
Dramaturgia

SUB-GÊNERO
Telenovela

AUTOR
Rubens Ewald Filho e Silvio de Abreu

DIREÇÃO
Nilton Travesso, Del Rangel e Henrique Martins

ELENCO
Irene Ravache (Lola)
Othon Bastos (Julio)
Jandir Ferrari (Carlos)
Caio Blat (Carlos – primeira fase)
Tarcísio Filho (Alfredo)
Wagner Santisteban (Alfredo – primeira fase)
Luciana Braga (Isabel)
Carolina Vasconcellos (Isabel – primeira fase)
Leonardo Brício (Julinho)
Rafael Pardo (Julinho – primeira fase)
Jussara Freire (Clotilde)
Paulo Figueiredo (Almeida)
Denise Fraga (Olga)
Osmar Prado (Zeca)
Jandira Martini (Genu)
Marcos Caruso (Virgulino)
Nath√°lia Timberg (Tia Emília)
Bete Coelho (Adelaide)
Mayara Magri (Justina)
Yara Lins (Dona Maria)
Wilma Aguiar (Tia Candoca)
Marco Ricca(Felício)
Umberto Magnani (Alonso)
Eliete Cigarini (Carmencita)
Nina de P√°dua (Pepa)
Jo√£o Vitti (Lúcio)
Fl√°via Monteiro (Lili)
Luciene Adami – Maria Laura
Antônio Petrin – Assad
Angelina Muniz – Karine
Maria Estela – Laila
Nelson Baskerville – Marcos
Chica Lopes – Durvalina
Eliz√Ęngela – Marion
Rodrigo Lopez – Alaor
Rosaly Papadopol – Marta
Eduardo Silva – Raio Negro
Felipe Levy – Delegado Gusm√Ķes
Paulo Hesse – Higino
Clarisse Abujamra – Madame Dora Bulc√£o
Júlia Ianina – Carmencita
Roberto Lima – Lúcio
Paula Cidade – Lili
Carolina Gregório – Maria Laura
Wellington Rodrigues – Raio Negro
Waldenar Dias Jr. – Tavinho
Ana Paula Arósio – Amanda
Carla Diaz – Eliana
Chris Couto – Zulmira
Lia de Aguiar – Dona Marlene
Otaviano Costa – Tavinho
Rosi Campos – Paulette


EMISSORA
SBT

EXIBIÇÃO
09 de maio à 05 de dezembro de 1994

CAPÍTULOS
180 capítulos

SINOPSE

A trama mostra o cotidiano da família de Lola (Irene Ravache) e Júlio (Othon Bastos). Eles formam uma família feliz nos √°ureos anos 20 de S√£o Paulo, com seus quatro filhos: Carlos, Alfredo, Isabel e Julinho. Mas a "felicidade" é costurada com os desafios do dia-a-dia: a falta de dinheiro, as dificuldades de criar os filhos "rebeldes". A morte de Julio é o primeiro "golpe" do destino para Lola, que perde também o filho Carlos (que morre após uma manifesta√ß√£o popular).

BASTIDORES

Certamente novela mais regravada da TV, a história original de Maria José Dupré j√° teve outras 4 vers√Ķes, além desta, do SBT, que foi a quarta. A primeira foi na TV Record (1958). Depois vieram duas vers√Ķes na TV Tupi (1967 e 1977). A Globo também exibiu um remake no hor√°rio das 18h em 2019 com Gloria Pires.

A vers√£o de "Éramos Seis" do SBT, marcou a retomada da emissora na produ√ß√£o própria de novelas. A segunda maior emissora do país havia paralisado seu Núcleo de Teledramaturgia desde "Brasileiros e Brasileiras" (1990). Durante os quatro anos, apenas apresentou novelas mexicanas.

O SBT construiu uma cidade cenogr√°fica repleta de requintes e detalhes. Uma impec√°vel reconstitui√ß√£o de S√£o Paulo da primeira metade do século. Foram contratados cenógrafos, arquitetos, produtores... Segundo informa√ß√Ķes da imprensa da época, o SBT investiu cerca de 2 milh√Ķes de dólares para montar a cidade e comprar novos equipamentos.

Um elenco grandioso de estrelas, muitas delas vindas da Globo e da Manchete, movimentou, como n√£o se via h√° anos, o mercado. Outros, como Ana Paula Arósio, Caio Blat e Wagner Santisteban e Ot√°viano Costa, estreavam em novelas.

A vers√£o do SBT foi baseada na trama exibida no final dos anos 70 pela Tupi, escrita por Silvio de Abreu (hoje diretor da Globo) e Rubens Ewald Filho. Este último acompanhou mais de perto a vers√£o do canal de Silvio Santos.

Antes da estreia, a expectativa era de que a trama registrasse algo em torno de 10 pontos de audi√™ncia. O SBT n√£o sabia o melhor hor√°rio para colocar a trama: 19h45 ou 22h? Na dúvida, exibiu nos dois hor√°rios. Segundo o SBT, na época, o hor√°rio de maior audi√™ncia seria o oficial.

Mediante tanto investimento e aposta numa trama familiar, o público n√£o poderia responder de outra maneira: O sucesso foi inevit√°vel e a crítica consagrou o trabalho de Nilton Travesso, que reativava o Núcleo de Dramaturgia do SBT.

A novela estreou dia 09 de maio de 1994, as 19h30, com média de 12 pontos no Ibope. A reprise no mesmo dia, as 22h, marcou 13. O SBT, adotou uma t√°tica de "guerrilha" para emplacar a novela. O "TJ Brasil", apresentado por Bóris Casoy chegava a ser "interrompido" para que a novela iniciasse, logo após o termino de "A Viagem", na Globo. A partir daí, os números só fizeram crescer! Um m√™s depois, j√° marcava médias de 16. Chegou a 20 pontos na faixa das 19h45, que acabou sendo seu hor√°rio oficial. A média geral da trama ficou em 15 pontos, uma das melhores médias de novelas do SBT até ent√£o.

A novela ainda foi eleita pela APCA (Associa√ß√£o Paulista de Críticos de Arte) a melhor de 1994, com pr√™mios ainda para Irene Ravache (melhor atriz) e Tarcísio Filho (melhor ator coadjuvante). Após, o SBT continuou investindo em tramas de época como "As Pulias do Senhor Reitor", "Os Ossos do Bar√£o" e "Sague do Meu Sangue".

Comunicar erro

Coment√°rios