Xuxa, Angélica, Faustão e Gugu. Última década ainda sem internet, anos 80 revelou grandes ícones da TV

Por Rodrigo Felício em 12/09/2020 às 20:30:31

Os anos 80 foram anos bem coloridos na TV.

A matéria de hoje aliás, você vai perceber que tem bastante foto! E deu vontade de colocar mais! Sabe quando você fala com alguém que vivenciou esta década e a pessoa fecha os olhos e suspira saudoso "Ah, os anos 80...". É assim que me sinto escrevendo este texto hoje.

Repleto de programas populares e de auditório, a década que antecedeu a disseminação da Internet, revelou nomes importantes que se tornaram ícones da Televisão Brasileira. Muitos deles dão expedientes até hoje!

O fim da censura, em 1985 estabeleceu uma nova era na TV.

Antes disso seria muito difícil termos "Roque Santeiro" (1985), que já havia sido proibida dez anos antes, "Vale Tudo" (1988) que revelou em seu discurso a verdadeira "cara do Brasil e dos poderosos" ou "Que Rei Sou Eu? (1988) que brincou com as mazelas do nosso país criando o Reino de Avilan.

Cena da novela "Que Rei sou Eu?" um dos maiores sucesso da década

Os programas infantis viraram uma febre. Na Globo a turma do "Balão Mágico" (1983) conquistou as crianças. Quem desta época não se recorda de Mike, Toby ou torceu pelo romance de Simony e Jairzinho? E os especiais de final de ano? Ai ai...

A turma do "Balão Mágico" na Globo

A turma do "Balão" reinou nas manhãs da Globo até 1986 quando a emissora foi buscar na TV Manchete aquela que se tornaria a maior celebridade daquela década: Xuxa Meneghel.

Xuxa no comando do "Xou da Xuxa" em 1986

A loira, que comandava no canal de Adolpho Bloch o "Clube da Criança", estreou em março de 1986 o "Xou da Xuxa" que revolucionou o conteúdo infantil e a alçou ao estrelato. Era a maior estrela da TV do final dos anos 80. Na sua cola vieram Angélica, que a substituiu no "Clube da Criança" e Mara Maravilha com seu "Show Maravilha" (SBT, 1987).

Foi nesta década ainda que a irreverência de Fausto Silva ganhou as telas da TV através da Band com seu "Perdidos na Noite" (1986). A atração já era exibida desde 1984, mas como quadro de outros programas de emissoras menores. Através da Band, Fausto teve projeção nacional e despertou o interesse da Globo, que o contratou em 1989 para apresentar o "Domingão do Faustão" aos domingos.

Faustão no comando do "Perdidos da Noite" na Band

Gugu Liberato estreou no SBT em 1981 na "Sessão Premiada". Em pouco tempo se transformou em "pupilo" de Silvio Santos comandando diversas atrações como "Viva a Noite", que o consagrou. Foi um grande nome da década e merece ser lembrado.

Gugu Liberato no comando do "Viva a Noite", seu primeiro grande sucesso no SBT

Aliás, na década seguinte, o loiro passaria a ameaçar a hegemonia da Globo aos domingos com seu "Domingo Legal" (1993).

- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter (https://twitter.com/tv_memoria) e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Comunicar erro

Comentários