Trágica extinção da TV Tupi marcou o fim de um ciclo. Vigília que tentou salva-la, foi exibida ao vivo; veja!

Por Redação em 10/09/2020 às 20:03:20
Câmera chora na vigília que lacrou os transmissores da TV Tupi em 1980

Câmera chora na vigília que lacrou os transmissores da TV Tupi em 1980

A extinção da TV Tupi foi um triste momento da Televisão.

Claro que o encerramento das outas emissoras também comoveram e foram bem tristes. A TV Paulista já havia deixado de existir em 1966 (mas deu início à Globo), já a TV Excelsior, TV Rio e TV Continental no início dos anos 70 também deixam de emitir seus sinais e muita gente ficou "desolada", mas o fim da emissora que deu início à tudo, teve um peso muito grande.

A TV Tupi foi a grande escola de centenas de profissionais que aprenderam a "fazer televisão" na raça. Fechou as portas em definitivo em 1980, vindo de uma grade crise financeira. Na época, o Governo Federal não renovou sua concessão. A alegação do Governo foi de que a emissora não poderia continuar ativa, uma vez que não estava pagando os salários dos funcionários e não estava recolhendo os impostos obrigatórios.

A segunda metade da década de 70 foi o período de agravamento da crise da Tupi.

Elencos inteiros de novelas ficaram sem receber salários e chegaram a entrar na justiça. Uma ala chegou a fazer greve. Com isso, os anunciantes foram ficando cada vez mais escassos, o que iniciou uma engrenagem que à levou para o fundo do poço.

Apesar de tudo, os funcionários da emissora tinham um carinho especial por ela. Propuseram continuar tocando a emissora, mas a proposta não foi aceita pelo Governo.

Numa cena melancólica em 17 de julho de 1980, funcionários fizeram vigília nos transmissores da emissora. Artistas se dirigiram até os estúdios para tentar impedir que ela saísse do ar, com transmissão ao vivo comandada por Jorge Perlingeiro.

Veja cenas deste momento:



Mas o destino da emissora já havia sido definido há alguns dias. Dia 18 de julho, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por um delegado da Polícia Federal se dirigiram até a sede da TV Tupi e lacrou os transmissores.

No mesmo ano, o governo concedeu concessão dos canais que estavam inativos para duas novas emissoras: O SBT (que surgiu em 1981) e a TV Manchete (que entrou no ar em 1983).

- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!


Tags:   TV Tupi
Comunicar erro

Comentários