As cores chegaram em definitivo à Televisão nos anos 70

Por Rodrigo Felício em 06/09/2020 às 21:34:47

A Televisão já era o máximo! Mas tinha como melhorar!

Quem assiste a televisão nos dias de hoje, talvez não conseguem imaginar. Mas tudo o que era exibido não tinham cores. Nada de brilhos, cores... tudo opaco! O público dos anos 50 e 60 ficaram boquiabertos quando, finalmente, puderam acompanhar seus programas à cores a partir dos anos 70. Exato, apenas nos anos 70! Por quase 20 anos, todos os programas e novelas eram exibidos em preto e branco.

Ainda nos anos 60, as primeiras transmissões experimentais em cores já mostravam para um público seleto, o que estava por vir. A TV Excelsior tentou em 1962 utilizar o sistema norte-americano NTSC para transmitir em cores o programa "Moacyr Franco Show". Dois anos depois a TV Tupi exibiria alguns episódios coloridos da série "Bonanza".

No entanto, não adiantava muita coisa... para o público. Os telespectadores não tinham aparelhos preparados para receber a tecnologia.

Tempos depois, alguns jogos da Copa do Mundo de 1970 foram exibidos à cores para um número muito pequeno de empresários e políticos. Foi o experimento "mais importante" e "definitivo". A partir dali não tinha mais volta...

A primeira transmissão completa à cores foi a Festa da Uva, realizada em 19 de fevereiro de 1972, diretamente de Caxias dos Sul e que foi exibida pela TV Tupi, Globo, Record e Bandeirantes. Alguns prefeitos sulistas chegaram a comprar aparelhos de televisão coloridos para colocar em praças públicas, para a transmissão. Era um feito!

Festa da Uva em 1972, primeira exibição em cores da TV

A Globo exibiria em março do mesmo ano o especial "Meu Primeiro Baile", o primeiro totalmente em cores da TV. Escrito por Janete Clair, foi protagonizado por Glória Menezes e Sérgio Cardoso.

A primeira telenovela colorida da TV foi "O Bem Amado" em 1973. No entanto, as cores não estavam presentes em todas as faixas. Aos poucos as emissoras – e o público – passaram a investir em equipamentos. A Copa do Mundo de 1974, exibida inteira à cores, acelerou a venda de aparelhos de televisão. Apenas em 1977 o "preto-e-branco" deixariam por completo a televisão brasileira.

Primeira telenovela à cores da TV, "O Bem Amado".

- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Tags:   O Bem Amado
Comunicar erro

Comentários