'Irmãos Coragem' pôs fim à era de dramalhões na Globo e marcou o início da hegemonia da emissora no Ibope

Por Rodrigo Felício em 03/09/2020 às 20:01:24
A autora Janete Clair, autora dos grandes sucessos da Globo anos anos 70

A autora Janete Clair, autora dos grandes sucessos da Globo anos anos 70

A novela "Irmãos Coragem" merece sim um capítulo especial na nossa grande homenagem aos 70 anos da TV. A trama de Janete Clair foi importante pois ajudou na consolidação da Globo como maior emissora de TV do país. Já falamos dela num outro texto, mas de novela boa, não faltam assunto!

Vamos conceituar. Era muito comum nas primeiras décadas da televisão, que as histórias contadas em novelas, séries e teleteatros fossem adaptadas ou inspiradas de tramas estrangeiras ou, mesmo quando criadas por aqui, se passassem em outros países. Janete Clair, antes de quebrar esta corrente, "sofreu" nas mãos de Glória Magadan, a diretora cubana que "mandava" nas novelas da Globo.

E por conta disso chegou a escrever muitas novelas "melosas". Quando tentava fazer uma trama mais moderna, tinha as ambições "podadas" por Magadan. Boatos relatavam que Magadan tinha ciúmes do trabalho de Janete. Mas aqui não é texto de fofoca, né?

Os 'irmãos Coragem' em cena da novela. Um marco na Globo!

A renovação da linguagem das novelas já havia se iniciado em outras emissoras com tramas como "Redenção" (TV Excelsior, 1966), "Antônio Maria" (TV Tupi, 1968) e "Beto Rockfeller" (TV Tupi, 1969). Até a Globo já arriscava um núcleo ou tema em alguma trama. Mas quando decidiu colocar no ar "Irmãos Coragem"...

Janete Clair "quebrou" várias correntes. Inicialmente destinada ao público feminino, as novelas passariam por uma grande transformação. Duda (Claudio Marzo) era um jogador de futebol e estávamos em ano de Copa do Mundo. A combinação trouxe o público masculino para frente à telinha. Além disso, usou a novela como uma analogia ao difícil momento que o Brasil atravessava com a Ditadura Militar.

Com este público novo e uma brasilidade explicita na tela da TV, a trama rapidamente alçou a Globo ao posto de líder de audiência. Apesar de tramas anteriores alcançarem boa repercussão, "Irmãos Coragem" foi a "cereja do bolo".

"Irmãos Coragem" foi a primeira telenovela a ter uma cidade cenográfica produzida especialmente para ela. A cidade tinha oito ruas, praça, prefeitura, delegacia, igreja, pensão, farmácia, bares e mercearia. Esse foi o maior empreendimento cenográfico da televisão brasileira realizado até então.

Varias cenas ainda foram gravadas no Maracanã e na serra de Teresópolis (RJ).

A história reuniu o maior elenco em telenovelas até então e obteve mais audiência do que a final da Copa de 1970, entre Brasil e Itália, que teve o Brasil como campeão. O jogo foi apresentado num domingo e, no dia seguinte, a audiência da novela foi maior.

Por sua importância, a novela ganhou um remake em 1995, como parte da comemoração dos 30 anos da Globo.

Que tal saber mais sobre a novela? Sua sinopse, seu elenco? Então CLICA AQUI!

- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Comunicar erro

Comentários