Transmissão da chegada do Homem a Lua foi um grande feito da TV, mas Silvio Santos, com seu programa, teve quase a mesma audiência

Por Rodrigo Felício em 02/09/2020 às 19:53:23

20 de julho de 1969. Domingo. A televisão daria um importante passo para sua evolução tecnológica. A transmissão ao vivo, claro, não era novidade, mas as imagens do homem pisando na lua pela primeira vez em tempo real deixou o público boquiaberto. Muitos não acreditavam! "Como assim, Joaquim?". Aliás, até hoje uma parcela da população tem dúvidas de que o fato realmente aconteceu.

Mas, a história envolvendo este caso, começa um pouco antes...

A Embratel estava se preparando desde o início do ano para conseguiu viabilizar a transmissão do evento. Em 28/02/69 inaugurou em Itaborai/Rj, a Estação Terrena de Comunicação Via Satélite. Seria a data de lançamento da nave especial Apolo 9.

As cenas do homem caminhando na Lua foi acompanha por milhares de pessoas no mundo
Adiada de última hora, a Globo aproveitou sua equipe em solo estrangeiro e exibiu a primeira reportagem internacional, via satélite e em cadeia, para todo o Brasil. O momento, igualmente histórico, foi comandado pelo jornalista Hilton Gomes (aquele mesmo que viria a comandar o "Jornal Nacional" a partir de setembro daquele ano). A reportagem exibida naquele horário de almoço era uma entrevista com o Papa Paulo VI.

A nave especial só saiu do solo em direção à Lua em 03 de março e teve transmissão ao vivo pela Globo em parceria com a TV Tupi. O alarde da imprensa e o burburinho fez com que os comerciantes explorassem aquele momento. As lojas que vendiam eletrodomésticos ligaram seus aparelhos nas vitrines, causando uma enorme aglomeração. Até engarrafamentos foram notados no Rio de Janeiro.

Vamos voltar pro dia 20 de julho. Dia do grande feito.

A chegada da nave na Lua, com transmissão do vivo da TV Tupi já esta no ar. Na Globo, era dia do "Programa Silvio Santos" e a audiência estava na alturas. Apesar disto, o feito era histórico e o programa foi interrompido para a transmissão. E a audiência subiu ainda mais.

Segundo dados do Ibope, a audiência foi de 41,4 pontos. Até baixo, considerando o momento histórico. Para se ter uma ideia o programa "Cidade Contra Cidade", apresentado por Silvio Santos, dia 18/07 marcou 40,4 pontos. No mesmo domingo, dia 20, o "Programa Silvio Santos" cravou 35,8 antes da transmissão.

Veja o TOP de audiência da semana

Chegada do Homem à Lua – 41,1 (Globo)
"Cidade contra Cidade" – 40,4 (Globo)
"Programa Silvio Santos – 35,8 (Globo)
"Topo Gigio" – 33,5 (Globo)
"Missão Impossível" – 32,0 (Globo)
"Discoteca do Chacrinha" – 28,4 (Globo)
Nino, o Italianinho – 25,8 (TV Tupi)

Que tal aproveitar e assistir um trecho deste momento histórico:


- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Comunicar erro

Comentários