TV Globo surgiu na metade dos anos 60 e, em pouco tempo, criou um modelo imbatível de programação! Venha navegar na história da emissora!

Por Rodrigo Felício em 31/08/2020 às 20:30:44

Roberto Marinho já era um poderoso nome da Comunicação brasileira nos anos 60. Dono de rádios e jornais, seu interesse pela Televisão surgiu ainda na década de 50, logo após a inauguração da Tupi. Ele não perdeu tempo! Ainda em 1951, a Rádio Globo encaminhou ao então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, o pedido de concessão para um canal de TV. O pedido foi aprovado em tempo recorde.

No entanto, a outorga do Canal 4 do Rio de Janeiro só foi publicada em 1957 e, a estreia, só viria acontecer em 26 de abril de 1965. Neste cenário, no Rio, já haviam a TV Tupi, TV Rio, TV Continental e TV Excelsior. A concorrência acirrada das emissoras só "aguçou" a direção da Globo.

Aos poucos, a emissora foi montando uma equipe de profissionais do mais alto 'calibre': Walter Clark, Boni, artistas como Regina Duarte, Sérgio Cardoso, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Chacrinha, Silvio Santos e Dercy Gonçalves e, com isso, modulando uma programação que seria imbatível já a partir dos anos 70.

A primeira marca da Globo era uma estrela

Ainda em maio de 1965, Roberto Marinho adquiriu a TV Paulista. O nome "Globo" só seria utilizado em São Paulo a partir de 1966. Aliás, foi neste ano de 66 que a emissora experimentou, pela primeira vez, o gostinho da liderança de audiência. E não foi com novela ou programa de auditório. Diante de uma chuva torrencial que "alagou" o Rio de Janeiro, a Globo derrubou sua grade e fez uma grande cobertura e campanha para ajudar os desabrigados. A sensibilidade da direção da emissora foi notada e a Globo conquistou de vez os cariocas.

Responsável por grande parte das inovações no "modelo" que a TV seguiria a partir daquele final de década, a Globo ditou, por exemplo, a padronização de intervalos comerciais, da duração das peças publicitárias. Até mesmo o formato em separar a grade de programação de acordo com o "target" do telespectador. O "sanduíche" novela – jornal – novela; programas infantis e femininos pela manhã; reprises e filmes à tarde... O esquema elaborado pela Globo serviria de inspiração para diversas emissoras ao longo das décadas.

A Estreia e os momentos marcantes

Os acordes de "Moon River" antecediam a vinheta do programa Uni-Duni-Tê, apresentado pela Tia Fernanda. Era o primeiro programa da emissora. Já falamos dele aqui no site na sessão "História da TV". Clique aqui e Leia!

Tia Fernanda apresentando o "Uni-Duni-Tê", o primeiro programa exibido pela Globo em 1965

Dentre os programas importantes da emissora nesta década estavam o "Jornal de Vanguarda", "Buzina do Chacrinha", "Jornal Nacional" (que estreou em 1969 e foi o primeiro telejornal exibido em rede nacional). As novelas, ainda "dramalhões", escritas e definidas pela autora cubana Glória Magadan, que não resistiriam até os anos 70, quando a emissora assumiu a liderança de audiência de norte à sul do Brasil com "Irmãos Coragem", clássico de Janete Clair (leia sobre ela Aqui)

Nos anos 70, a Globo se destacou pelas novelas, claro. Suas produções "arrasa-quarteirões" incluem títulos como "Selva de Pedra" (1972), "O Bem Amado" (1973), "Gabriela" (1975"), "Dancing Days" (1976) e "Escrava Isaura" (1976). Foi a década de estreia de produções que continuam no ar até hoje como "Jornal Hoje" (1971), "Globo Repórter" (1973), "Fantástico" (1973), "Esporte Espetacular" (1973), "Globo Esporte" (1978) e "Jornal da Globo" (1979). Outros programas não podem deixar de ser mencionados como "Os Trapalhões" (1977) e "Programa Silvio Santos" (que ficou na emissora até 1976).

A Globo reunindo seu elenco em 1972 para gravação da vinheta de final de ano. Ao centro da foto, Chacrinha e Silvio Santos

Os anos 80 foram marcados pelo fim da Censura no Brasil, celebrado com a novela "Roque Santeiro" que havia sido proibida em 1975. Agora, com nova produção, a televisão passaria a incluir em seu "discurso" críticas às mazelas do país, como ocorreria ainda em "Vale Tudo" (1988) e "Que Rei Sou Eu?" (1989). Novos formatos passavam a ser experimentados como as minisséries, programas com linguagens inovadoras como "Video Show" (1983), "Armação Ilimitada" (1985) e "TV Pirata" (1988).

Na década de 90 a interatividade e a tecnologia passariam a ser testadas com o "Você Decide" (1992) e seria tema da novela "Explode Coração". O futuro já esta ali, batendo à porta. A inauguração do Projac elevava o patamar da emissora e a preparava para o futuro. Dentro de alguns anos, a Globo passaria a figurar entre as maiores produtoras de conteúdo do mundo. Mais programas memoráveis dos anos 90? Temos! "Vamp" (1991), "Casseta & Planeta Urgente" (1993), "A Viagem" (1994), "Malhação" (1995), que iniciava sua trajetória com estrondoso sucesso, uma das grandes novidades da década, "Sai de Baixo" (1996) e "Mais Você" (1999).

Ana Maria Braga na estréia do "Mais Você" em 1999

Nos anos 2000 podemos destacar "No Limite", que estreava a era dos realitys-shows, "Big Brother Brasil" (2002), "Da Cor do Pecado" (2004), "Senhora do Destino" (2004), "Caminho das Índias" (2009) e tantos outros.

A história recente da Globo ainda consegue presentear o público com produções como "Avenida Brasil" (2012), "Verdades Secretas" (2015) e "Sob Pressão" (2017). E mostra que a emissora esta à pleno vapor.

É muita história pra pouco texto! Um parágrafo por década é muita injustiça! A Vênus Platinada merece um especial só dela (fica a dica, Memória da TV).

A evolução da Globo fica evidente com a mudança de postura. Embalada pelo movimento "Uma Só Globo", a emissora passou a se definir como Media-Tech. Englobando a TV aberta, Tv por assinatura, Portais de Internet, Streaming, Rádio, Jornal e Revistas, o conglomerado segue firme e forte, distante de qualquer "maldição" que pregue que seu fim está próximo.

-x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Comunicar erro

Comentários