Anos 60 foram os mais 'coloridos' da TV. Pena que a TV não tinha cores!

Por Rodrigo Felício em 28/08/2020 às 20:34:04
'Times Square' era um dos programas da TV Excelsior nos anos 60

'Times Square' era um dos programas da TV Excelsior nos anos 60

Ah, os anos 60! Que loucura foi aquela, bicho!

A televisão adentrou o início de sua segunda década com um crescimento absurdo. Nas duas principais capitais do país, diversas emissoras já encantavam o público. Eram 3 em cada estado: São Paulo (TV Tupi, TV Paulista e TV Record). No Rio, (TV Tupi, TV Rio e TV Continental). Mas havia espaço pra mais... A elevação do número de televisores mostrava esta tendência.

Se em 1950 o censo trazia a informação de que no país haviam apenas 1.000 aparelhos de TV, o de 1960 já apontava mais de 620.000 unidades. Ao final da década de 60, já estariam funcionando no Brasil quase 4 milhões de televisores!

Os anos 60 foram igualmente importantes na história da TV. Novas emissoras surgiram: TV Excelsior (julho de 1960), TV Cultura (setembro de 1960), TV Globo (abril de 1965) e TV Bandeirantes (maio de 1967). Enquanto isso, a TV Paulista seria extinta oficialmente em 1966.

60 foi a "década de ouro" da TV.

De uma vez por todas, as telenovelas virariam coqueluche nacional com exibições de capítulos diários (a novela "2.5499 Ocupado" protagonizada por Glória Menezes e Tarcísio Meira foi a primeira) e arrebataria o público com produções como "O Direito de Nascer" (TV Tupi e TV Rio, 1964 – que reuniu em seu encerramento um público que lotou o Ginásio do Ibirapuera e o Maracanãzinho), "Redenção" (TV Excelsior, 1966 – uma das mais longas da TV com Francisco Cuoco) e "Beto Rockfeller" (TV Tupi, 1968). Esta última promovendo uma verdadeira revolução na linguagem televisiva, fazendo das novelas mais realistas, abandonando de vez o "dramalhão" que tomava conta das produções até então. Este tema, inclusive, vai ganhar uma matéria especial nos próximos dias aqui.

Mas é aqui onde eu queria chegar, Brasil!

Neles! Os programas de variedades, com auditório. Estas atrações foram um show à parte! Grandes balés, dançarinos, muita luz e muita cor agitaram os programas de televisão. Pena que o público só conseguia acompanhar em preto-e-branco. As transmissões à cores seriam uma realidade apenas a partir da década de 70.

Na Excelsior grandes shows e artistas "tocaram" o terror nos concorrentes. Bibi Ferreira comandava o "Brasil 60", que a cada ano ganhava um novo prefixo, sem deixar de fazer o público ficar grudado diante da TV. Chacrinha fazia "a festa" nas tardes de sábado. Outros shows como "Times Square", "Moacyr Franco Show", "A Cidade se Diverte", "Viva o Vovô-Deville" se esmeravam com cenários e figurinos grandiosos! Era um espetáculo!

Em pouco tempo os programas, populares como só, se tornariam líderes de audiência.

Bibi Ferreira, uma das grandes estrelas da TV Excelsior nos anos 60

Quando chegou ao Rio em 1963, pelo canal 2, a TV Excelsior começou a implantar uma grade de programação linear, que criava um conceito de "rede" pela primeira vez. Isso foi aperfeiçoado posteriormente pela Globo.

O glamour e os salários milionários começavam a se tornar realidade nesta época. A TV Excelsior, que chegou, digamos, "montada na grana", fez uma verdadeira "limpa" nos principais nomes de diversas emissoras, pagando o dobro de salários. Assim, contratou de uma vez boa parte do elenco de estrelas da TV Tupi e TV Rio. Um "rebuliço" nos bastidores da televisão.

TV Excelcior 'pisa na cara da sociedade' e mostra seu elenco reunido. Ai no meio, Francisco Cuoco, Renato Aragão, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Regina Duarte e tantos outros

Passou a ter no elenco Dercy Gonçalves, Chico Anysio, Renato Aragão, Walter D"Ávila, Castrinho, J. Silvestre, Flavio Cavalcante e tantos como mostra a foto ai acima.

Nos próximos dias vamos navegar pelos anos 60, relembrar as grandes novelas, os festivais musicais, programas importantes e fatos que ficaram para sempre no imaginário de muitos.

Fique ligado!

- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Comunicar erro

Comentários