TV Globo e TV Record juntas na Copa de 70! Hoje motivo de disputa, transmissões esportivas, no início da TV, só era possível com parceria entre as emissoras

Por Rodrigo Felício em 26/08/2020 às 19:21:43

O Futebol movimenta atualmente muito dinheiro. É tanto 0 depois do 1, que fica difícil até de contabilizar. Seja em seus bastidores, com contratações de estrelas, ou na televisão. Isso porque o veículo foi muito importante para dar ainda mais visibilidade ao esporte. Não só ele, aliás, como tantos outros como Automobilismo, Basquete e Vôlei.

As cotas milionárias movimentadas pela Globo, bem como as negociações que envolvem muito além de simples transmissões, nada lembram o início. Se hoje disputas judiciais por exclusividade estão em pauta, no início da televisão se não houve parceria... olha! A coisa não saia! Tudo era feito como teste ou nem isso. "Vamos tentar fazer pra ver no que vai dar?".

A TV Tupi, como não poderia deixar de ser, foi pioneira nas transmissões esportivas, ainda em 1950. Sem muitos equipamentos e, principalmente, sem tecnologia, não era possível transmitir jogos que aconteciam muito distantes da sede da emissora. De forma precária, o jogo entre São Paulo e Palmeiras pode ser acompanhada pelos poucos telespectadores que tinham acesso ao aparelho televisor no dia 15 de outubro daquele ano. 5 anos depois, conseguiu exibir, pela primeira vez, uma partida de futebol que acontecia fora de São Paulo, com um jogo entre Santos e Palmeiras, direto da Vila Belmiro, em Santos.

Para mostrar que não "comia poeira", a Record lançou, em 1956, o slogan "Emissoras Unidas – 100 quilômetros à frente" e transmitiu um jogo que acontecia em Campinas. Ainda no mesmo ano, deixou a todos boquiabertos ao transmitir o jogo entre Brasil e Itália, juntamente com a TV Rio, diretamente do Rio de Janeiro. "Habíamos" a primeira partida interestadual do país.

Depois disso, o "negócio desandou", no bom sentido.

A primeira transmissão de um jogo de Copa do Mundo, em 1958, é cercada de lendas. Foi a partida entre Brasil e Áustria, realizado na Suécia. Não pode ser ao vivo, mas a TV Tupi decidiu desembolsar 5 mil dólares para conseguir a fita. No entanto, a vitória brasileira foi transmitida – com um "delay" de 3 dias... pela TV Rio. Por um equívoco, as fitas teriam ido parar na emissora carioca que não pensou duas vezes.

Durante os anos 60, com o número de aparelhos de televisão crescendo entre a população, o interesse pelas transmissões esportivas evoluiu. A concorrência entre as emissoras também acirrou a disputa. Mas aqui se intensifica um espírito de parceria entre os canais.

Em 1970 para viabilizar, pela primeira vez, a transmissão da Copa do Mundo ao vivo, uma parceria inédita entre TV Globo, TV Record e TV Tupi. Poucas pessoas sabem, mas os jogos foram exibidos em cores para um seleto grupo de convidados da Embratel. O público não conseguiu acompanhar desta forma, uma vez que os aparelhos não tinham esta tecnologia ainda. A Copa de 1974 foi a primeira 100% colorida, já com transmissões públicas.

Globo anunciando a transmissão de partida da Copa do Mundo de 1970. 'Rede de Emissoras Independentes' (TV Record) e 'Emissoras Associadas de Televisão' (TV Tupi)

A Copa de 70 ainda mostrou a força do esporte na TV. A partida contra a Inglaterra, por exemplo, exibido em 7 de junho, teve índices mais altos do que a transmissão da chegada do homem à Lua, ocorrida no ano anterior.

Nos anos 70 e 80 as transmissões passaram a ganhar ainda mais espaço nas TVs. O primeiro jogo de futebol televisionado em cores no país, foi transmitido ao vivo em 19 de fevereiro de 1972 entre os times gaúchos Caxias do Sul e Grêmio. O amistoso fez parte da programação da "Festa da Uva" da capital do Rio Grande do Sul. Ainda naquela década, a Globo iniciou ainda as transmissões dos Jogos Olímpicos.

A TV Bandeirantes, que já vinha de ampla tradição esportiva no rádio, terminou a década de 80 conhecida como o "canal do esporte", devido ao vasto tempo que dedicava ao produto. Na Copa do Mundo de 86, uma inusitada parceria entre SBT e Record possibilitou a transmissão dos jogos que aconteciam no México. Uma única equipe produzia as matérias e narrava os jogos em ambas emissoras.

A TV Bandeirantes ficou conhecida como 'Canal do Esporte' devido a grande quantidade de transmissões e programas esportivos

A chegada TV a cabo nos anos 90 fez com que o Esporte iniciasse uma segmentação, com canais voltados 100% para o gênero. O SporTV, da Globosat, (lançado em 1991 com o nome de TopSports) foi um deles.

As transmissões esportivas sempre foram responsáveis por grande números de audiência. E todas elas experimentaram tal sabor. A Globo que adentrou os anos 2000 com hegemonia, concentrando direitos exclusivos dos principais eventos, passa por um momento de revisão estratégica, sem precedentes.

E isto é só mais um capítulo. Tem muito mais coisas por vir!

- x –

Ao longo do nosso especial, você vai acompanhar aqui no "Memória da TV" muitas histórias legais, engraçadas e de sufoco que os profissionais da TV enfrentaram no início. E foi graças à eles que a TV foi se aprimorando e chega hoje na sua casa com essa qualidade incrível. CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS MATÉRIAS QUE PRODUZIMOS!

E olha:

Se gostou, compartilha nosso texto! E não deixe de nos seguir no Twitter e volte todos os dias no nosso site! Tem notícias do passado e atuais! Tudo num só lugar!

Comunicar erro

Comentários