EXCLUSIVO: Resgatamos e comentamos pra você a primeira grade de programação do SBT. Veja como era!!!

Por Rodrigo Felício em 19/08/2020 às 13:00:00

O SBT sempre mostrou um elo muito forte com o público infantil. E é assim até dos dias de hoje.

Não é a toa que é uma das poucas emissoras de TV aberta que ainda mantem uma boa parte de sua grade de programação voltada para as crianças. E é assim desde seu início. No início a emissora precisava, por lei, ter 12 horas diárias de programação. A saída foi "apelar" para desenhos.

Resgatamos a primeira grade de programação da emissora, exibida há exatos 39 anos, em 19 de agosto de 1981. E ela é preenchida predominantemente por desenhos animados voltados para a criançada.

E parabéns SBT!!!!


Vamos conferir a grade?


09h30 РInaugura̤̣o SBT


Cerimônia mostrando Silvio Santos assinando o contrato de concessão com o Governo Federal. Um pequeno compacto jornalístico da cerimônia foi reprisado durante toda a manhã.

09h45 – Superman (desenho)
10h00 – Papaléguas (desenho)
10h30 – Ligeirinho e seus amigos (desenho)
11h00 – Turma do Picapau (desenho)
11h30 – Popeye (desenho)
12h00 – Bozo


O palhaço Bozo, personagem emblemático de Arlindo Barreto, aparecia pela primeira vez na TV de São Paulo. Já era um personagem que tinha espaço na TVS do Rio de Janeiro. Nele, entre brincadeiras e piadas, o palhaço dava dicas e divertia as crianças

12h30 – Looney e Tunes (desenho)
13h00 – Marco (desenho)
13h30 – Ligeirinho e seus amigos (desenho)
14h00 – O Povo na TV


Um dos programas que, logo de cara, deixaria claro a marca do SBT em investir em programas populares. Nele, telespectadores faziam reclamações, quadros debatiam os direitos dos consumidores.
A apresentação era de Wilton Franco. O programa, apesar de fazer sucesso, foi bastante criticado pela imprensa. Muitos achavam a atração "popularesca" demais.

18h30 – Bozo

Mais uma vez o personagem voltava para divertir as crianças.

19h00 – Tom e Jerry (desenho)
19h30 – Picapau (desenho)
20h00 – Bug´s Dunny e Seus Amigos (desenhos)
20h30 – Show de Lucy

Exibição de episódio da famosa série americana "I Love Lucy"

21h00 – Vamos Nessa


Programa musical com diversos cantores de sucesso da época. Este programa teve apresentadores diversos ao longo de sua permanência na grade. Na estreia, um balé acompanhava os sucessos do dia.
Nos outros dias essa faixa era ocupada por outros programas semanais como "Alegria 81" (humorístico, às quintas), "Moacyr Franco Show" (variedades, às sextas), "A Maravilhosa Música Brasileira" (musical, às segundas) e "Costinha Especial" (humorístico, às terças).

22h00 РSesṣo das Dez


Neste dia, foi exibido o filme "O Elevador". Durante o intervalo, números de telefones eram sorteados e os telespectadores que respondiam perguntas corretamente sobre o filme ganhavam dinheiro (na época o prêmio era de Cr$ 5 mil).

24h00 – Programa Ferreira Netto


Apresentado por Ferreira Netto, a atração fez bastante sucesso na época. Trazia reportagens e entrevistas diversas.


E ESTA É A ÚLTIMA MATÉRIA ESPECIAL DOS 39 ANOS DO SBT.... PARA ACOMPANHAR AS OUTRAS MATERIAS ESPECIAIS QUE PRODUZIMOS, CLIQUE AQUI!


Comunicar erro

Comentários