Veja os 5 programas mais antigos do SBT, ainda no ar

Por Rodrigo Felício em 18/08/2020 às 18:00:00

Veja os 5 programas mais antigos do SBT, ainda no ar

A grade de programação do SBT é permeada por programas que fizeram e fazem parte da vida de muitos brasileiros. Que criança nunca assistiu um episódio do "Chaves"? Que adolescente, dos anos 90, não viu o "Programa Livre"? E quem em sã consciência não se divertiu e aguardava ansiosamente para ver Luiza Ambiel e seus convidados na "banheira do Gugu"?

Muitas atrações tiveram "vida" curta, mas outras permanecem até os dias de hoje.

Que tal lembrar os programas mais antigos da emissora, ainda no ar? Aliás, por pouco "Chaves" não esta na lista, visto que deixou de ser exibido há duas semanas e estava no ar desde 1984. Mas vamos a nossa lista:

1. Programa Silvio Santos (39 anos no ar)

A atração é, inclusive, uma das mais antigas da televisão brasileira, já tendo passado por diversas outras emissoras como Paulista, Tupi, Globo e Record.

Mas no SBT está no ar desde o primeiro domingo, dia 24 de agosto de 1981. Naquela oportunidade, estreou as 11h30 e era exibido até 20h. Ao longo do tempo foi mudando seu horário (hoje é exibido nas noites de domingo) e teve diversos programas exibidos dentro da faixa.

2. A Praça é Nossa (33 anos no ar)

Silvio Santos participa da estréia do programa "A Praça é Nossa" (1987)

O programa também tem uma longa trajetória na televisão, onde iniciou como "A Praça da Alegria". Naquele ano, a Band estreou "Praça Brasil", com Carlos Alberto de Nóbrega. Silvio Santos então, duas semanas após a estreia na Band, quase levou toda a produção para o SBT

Dia 07 de maio daquele ano, quinta-feira, estreava "A Praça é Nossa". O primeiro programa, inclusive, contou com a participação de Sílvio.

Vale ressaltar que a "Praça Brasil" continuou no ar na Band.

Ao longo dos anos também teve seu elenco bastante alterado e foi habitado por grandes nomes como Ronald Golias, Jorge Lafond, Moacyr Franco, entre tantos outros que viveram personagens inesquecíveis como Vera Verão e Velha Surda. Em 1988, o programa chegou a vencer a Globo pela primeira vez no Ibope registrando incríveis 44 pontos de média. Saudades destes índices, não é minha filha?

3. Bom Dia & Cia (27 anos no ar)
Exibido nas manhãs do SBT desde 02 de agosto de 1993, o "Bom Dia & Cia" é um dos poucos programas infantis ainda no ar na TV aberta. A atração traz apresentadores que, além de dar dicas, prêmios para as crianças, apresenta desenhos animados de grande sucesso.

Por ali, já passaram diversos apresentadores que marcaram gerações como Eliana (a primeira), Jackeline, Yudi, Priscila, Jéssica Esteves, Kauê Santin, Maísa Silva, Bozo e, atualmente, é apresentado por Silvia Abravanel, que foi a diretora da atração durante anos.

4. Domingo Legal (27 anos no ar)
No ar desde 17 de janeiro de 1993, o "Domingo Legal" foi comandado por Gugu Liberato por 13 anos. Inicialmente gravado, a atração passou a ser ao vivo em 1994. Foi a grande "virada" do programa.

Com pautas interessantes, música e muita diversão com famosos, não demorou muito para que a atração passasse a incomodar a Rede Globo. Mudou de horário diversas vezes e chegou, a ser exibido na faixa das 16h às 20h, batendo de frente com o "Domingão do Faustão". Foi uma dor de cabeça da Globo.

Com a saída de Gugu Liberato da emissora em 2009, a atração passou a ser conduzida por Celso Portiolli, que apresenta a atração até hoje. Entre altos e baixos, segue com audiência estável, mas bem distante dos números que alcançava na metade dos anos 90 e início dos anos 2000.

5. Programa do Ratinho (22 anos ano ar)

A contratação do apresentador Ratinho foi um duro golpe de Silvio Santos na TV Record no final dos anos 90. Com uma audiência estrondosa no canal de Edir Macedo, o dono do SBT conseguiu levar não só o apresentador, mas toda a produção do programa.

No ar desde 8 de setembro de 1998, a atração seguiu com muito sucesso na nova casa. No entanto, com o passar dos anos, viu seus índices ficando cada vez menores. Sempre com pautas popularescas, os "testes de DNA" que sempre terminavam em brigas, foram uma verdadeira febre durante anos.


AMANHÃ TEM MAIS MATÉRIAS ESPECIAIS DOS 39 ANOS DO SBT.... PARA ACOMPANHAR AS OUTRAS MATERIAS ESPECIAIS QUE PRODUZIMOS, CLIQUE AQUI!


Comunicar erro

Comentários