Com vocês, "Éramos Seis", uma das melhores telenovelas já produzidas pelo SBT

Por Rodrigo Felício em 17/08/2020 às 14:18:00

"Éramos Seis" é certamente uma das novelas mais regravadas da TV. Já teve cinco versões ao longo dos últimos 70 anos. Nos anos 50, 60, 70, 90 e recentemente, foi levada ao ar pela Globo no horário das 18h. E esta é, com certeza, é uma das melhores novelas já produzidas pelo SBT. O motivo vai se explanado ao longo deste texto. Claro, que por conta disto, não poderia ficar de fora de nosso especial. Vamos recordar um "cadinho"?

A história escrita originalmente por Maria José Duprê, é uma novela extremamente importante na história da teledramaturgia nacional. Mas, a versão do SBT, produzida em 1994, merece um capítulo à parte. Esta produção representou uma série de marcos:

1) Era a retomada da teledramaturgia da emissora;

Segunda maior emissora do país, o SBT havia paralisado seu Núcleo de Teledramaturgia desde "Brasileiros e Brasileiras" (1990). Durante os quatro anos, apenas apresentou novelas mexicanas.

2) Silvio Santos abriu o baú e montou uma estrutura de produção que só se via na Globo;

O SBT construiu uma cidade cenográfica repleta de requintes e detalhes. Uma impecável reconstituição de São Paulo da primeira metade do século. Foram contratados cenógrafos, arquitetos, produtores...

Segundo informações da imprensa da época, o SBT investiu cerca de 2 milhões de dólares para montar a cidade e comprar novos equipamentos.

3) Um elenco grandioso de estrelas, muitas delas vindas da Globo e da Manchete, movimentou, como não se via há anos, o mercado.

A versão do SBT trazia no elenco atores experientes como Ireve Ravache (que voltava às novelas depois de quase 8 anos), Othon Bastos, Tarcísio Filho, Nathália Timberg, Marcos Caruso, Osmar Prado, Jussara Freire, Paulo Figueiredo, Angelina Muniz, Elizangela, e Denise Fraga.

Outros nomes como Jandir Ferrari, Luciana Braga, Caio Blat, Marco Ricca, Leonardo Brício, Yara Lins, Flávia Monteiro, João Vitti, Jandira Martini também ajudaram a compor um elenco estelar.

"Éramos Seis" conta a dramática e emocionante trajetória de dona Lola, que vê sua família se "despedaçar" aos poucos ao longo dos anos. A versão do SBT foi baseada na trama exibida no final dos anos 70 pela Tupi, escrita por Silvio de Abreu (hoje diretor da Globo) e Rubens Ewald Filho. Este último acompanhou mais de perto a versão do canal de Silvio Santos.

Antes da estreia, a expectativa era de que a trama registrasse algo em torno de 10 pontos de audiência. O SBT não sabia o melhor horário para colocar a trama: 19h45 ou 22h? Na dúvida, exibiu nos dois horários. Segundo o SBT, na época, o horário de maior audiência seria o oficial.

Mediante tanto investimento e aposta numa trama familiar, o público não poderia responder de outra maneira: O sucesso foi inevitável e a crítica consagrou o trabalho de Nilton Travesso, que reativava o Núcleo de Dramaturgia do SBT.

A novela estreou dia 09 de maio de 1994, as 19h30, com média de 12 pontos no Ibope. A reprise no mesmo dia, as 22h, marcou 13. O SBT, adotou uma tática de "guerrilha" para emplacar a novela. O "TJ Brasil", apresentado por Bóris Casoy chegava a ser "interrompido" para que a novela iniciasse, logo após o termino de "A Viagem", na Globo. A partir daí, os números só fizeram crescer! Um mês depois, já marcava médias de 16. Chegou a 20 pontos na faixa das 19h45, que acabou sendo seu horário oficial. A média geral da trama ficou em 15 pontos, uma das melhores médias de novelas do SBT até então.

A novela ainda foi eleita pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) a melhor de 1994, com prêmios ainda para Irene Ravache (melhor atriz) e Tarcísio Filho (melhor ator coadjuvante). Após, o SBT continuou investindo em tramas de época como "As Pulias do Senhor Reitor" e "Sague do Meu Sangue". Paralelo às tramas próprias, continuou exibindo novelas mexicanas. Aos poucos, infelizmente, o fôlego foi ficando cada vez mais escasso e a emissora se limitou a produção de adaptações de novelas mexicanas voltadas para o público infantil.


E LOGO TEM MAIS UMA MATÉRIA ESPECIAL DOS 39 ANOS DO SBT.... PARA ACOMPANHAR AS OUTRAS MATERIAS ESPECIAIS QUE PRODUZIMOS, CLIQUE AQUI!

Comunicar erro

Comentários