Primeira transmissão do SBT foi a assinatura da concessão da emissora. Cerimônia foi reprisada várias vezes durante a manhã

Por Rodrigo Felício em 15/08/2020 às 19:00:00

Em 1975, o governo federal abriu "licitação" para o canal 11 do Rio de Janeiro. Incentivado pelo amigo e ex-sócio Manuel de Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega (atual apresentador do humorístico "A Praça é Nossa), que o ajudou no início da carreira, Silvio resolveu participar da disputa.

Em dezembro de 1975, Silvio recebeu a concessão para operar o canal 11. Na noite do dia 14 de maio de 1976, os cariocas puderam ver pela primeira vez a TVS, sigla para TV Studios Silvio Santos, antigo canal 11 do Rio de Janeiro. Concedido pelo governo federal, o canal é o embrião do SBT, que seria lançado cinco anos depois

Em agosto de 1981, a TVS do Rio se juntou ao canal 4 de São Paulo e às demais concessões conquistadas por Silvio Santos para a formação do Sistema Brasileiro de Televisão.

Na manhã do dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar pela primeira vez já com a proposta inédita de mostrar a solenidade de assinatura da concessão e o discurso de Silvio Santos, ao vivo e a cores, diretamente do Ministério das Comunicações, em Brasília.

Um caso curioso e que mostraria, digamos, uma característica da emissora, é que a cerimônia foi reprisada à exaustão naquele 19 de agosto, até ás 11h30, entremeada com desenhos e o programa do palhaço Bozo. As 12h30m, a transmissão voltou para Brasília, com um almoço na Casa da Manchete, numa confraternização entre Oscar Bloch e Sílvio Santos.

Atualmente, o canal possui mais de 100 afiliadas espalhadas por todo o território nacional.


E AMANHÃ TEM MAIS UMA MATÉRIA ESPECIAL DOS 39 ANOS DO SBT.... PARA ACOMPANHAR AS OUTRAS MATERIAS ESPECIAIS QUE PRODUZIMOS, CLIQUE AQUI!

Comunicar erro

Comentários