Lorena Comparato fala sobre Gláucia Figueira, sua personagem em 'Rensga Hits!'

Por Redação em 04/08/2022 às 09:39:34

"Rensga Hits!", Original Globoplay produzida pela Glaz Entretenimento, chegou 'chegando' pela primeira vez ao público na noite da última quarta-feira (03/08), no "Cinema Especial", que exibiu com exclusividade os dois primeiros episódios da série – os quatro primeiros foram disponibilizados no Globoplay logo na sequência.

E é nesta oportunidade que todos conheceram Gláucia Figueira (Lorena Comparato), cantora goiana que é uma verdadeira estrela em ascensão.

Gláucia faz de tudo para ter sucesso. Mesmo que não fosse uma cantora sertaneja, sem dúvidas estaria em cima de um palco ou na frente das câmeras, já que a devoção de seus fãs é o que alimenta seu ego e sua alma. Mimada pelo pai, Zé Roberto Guarariba (Ernani Moraes), a patricinha cresceu acostumada a não ter que se preocupar com nada que não fosse sua maior aspiração de vida: uma vontade doida de ser famosa. Seu negócio é estar na boca do povo e, sempre que pode, ela cria uma chance para isso.

Dona de um gênio difícil, Gláucia acha que é a última pamonha da pamonharia, mas qualquer nariz em pé é desculpado pelo seu talento e verdadeira dedicação em construir uma bela carreira na música sertaneja. Gláucia só não podia imaginar que conseguir ser um talento da casa de composição Rensga Hits! fosse mudar os rumos da sua vida. É lá que ela conhece Isaías (Mouhamed Harfouch), um compositor que abala suas estruturas; e a recém-chegada Raíssa (Alice Wegmann), que escreve muito bem os sentimentos que quer passar em suas músicas.

As semelhanças e atritos entre Raíssa e Gláucia têm uma raiz muito mais profunda do que Gláucia imagina, e estão muito além das questões envolvendo "Desatola Bandida", música que ela acaba gravando sem saber que é de autoria da jovem interiorana. "Na luta pelo sucesso, saem várias faíscas da relação delas – boas e ruins – e isso acaba simbolizando também tantas relações que temos nas nossas vidas. Amor, implicância, afeto, orgulho, medo, admiração e amizade são algumas das características presentes nessa relação. Gláucia possivelmente aprende muito sobre amor com a Raíssa, e ela sobre companheirismo com a Gláucia. Estou louca para ver a reação das pessoas!", vibra a atriz Lorena Comparato.

"Rensga Hits!" é uma série Original Globoplay produzida pela Glaz Entretenimento com criação de Carolina Alckmin e Denis Nielsen, redação final de Renata Corrêa, roteiros de Bia Crespo, Nathalia Cruz, Otavio Chamorro, Renata Corrêa e Victor Rodrigues, com direção de Carolina Durão e Leandro Neri e direção geral de Leandro Neri, com produção de Mayra Lucas.

Confira, a seguir, a entrevista com Lorena Comparato sobre sua personagem.

Como foi a experiência de mergulhar no universo musical em "Rensga Hits"?

A experiência foi mais que maravilhosa! Sem palavras para descrever. Nunca vou me esquecer dos meses que gravamos em Goiânia e de todo estudo para fazer a Gláucia. Acho muito emocionante poder dar vida a uma cantora sertaneja. Admiro demais as pessoas que resistem nesse meio trazendo afeto e alegria para a vida das pessoas. O sertanejo é um gênero muito amado e ganhou o Brasil todo, muito por causa das mulheres. Por acaso, eu já estava imersa nesse universo. Marília Mendonça foi minha grande companheira na pandemia. Antes de saber da existência da série, eu já estava viciada nas músicas dela. Tantas outras, como Maiara & Maraisa, têm um lugar muito especial no meu coração. Interpretar uma personagem fã de todas elas e representantes das muitas outras que virão precisou de bastante preparo. Tenho muito a agradecer a todos os profissionais que nos acompanharam nesse processo. Gis Matos, nossa preparadora vocal, Ney no set, Hugo Possolo, preparador de elenco, que nos aqueceu para entrarmos em cena com tudo... Estudei demais nossas mulheres do sertanejo! Que honra que foi.

Quais referências você buscou e usou para construir essa personagem?

Gláucia, como a maioria das minhas personagens, é um pot-pourri de pessoas e experiências. Me espelhei muito na Maiara & Maraisa, nas músicas íntimas de Marilia Mendonça e no estilo da Naiara Azevedo, Paula Fernandes e Simone e Simaria. A presença de palco que a Gláucia tem e a gana como cantora também vieram de grandes artistas de palco, como Anitta, Beyoncé, Taylor Swift, Shania Twain e tantas outras musas. A forma como elas se movem trouxe esse fogo performático. Estudei vídeos, filmes e documentários para chegar até a Gláucia. Kassio Pires foi nosso professor da história do sertanejo, e minha playlist da série não me abandonou em nenhum momento; ela tem músicas sertanejas e músicas originais de "Rensga Hits!" em que fiquei viciada e escuto até hoje. Dudu Borges e sua equipe de composição trouxeram músicas e vivências desse mundo sertanejo. Eu tenho muito orgulho das mulheres do sertanejo e espero do fundo do coração ter feito jus a elas.

Gláucia e Raíssa fazem parte da mesma casa de composição, as duas lutam pelo reconhecimento na música sertaneja e precisam dividir alguns espaços durante a série. Como você vê a relação entre elas?

Gláucia e Raíssa são suco de uva e vinho: bebidas feitas do mesmo componente, mas com características e desdobramentos completamente diferentes. Elas são de verdade. Acho ambas duas forças da natureza, mas quase opostas, cada uma do seu jeito. Amo a ideia de que elas são tão diferentes que se complementam. Mas nem tudo são flores. Na luta pelo sucesso, saem várias faíscas da relação delas – boas e ruins – e isso acaba simbolizando também tantas relações que temos nas nossas vidas. Amor, implicância, afeto, orgulho, medo, admiração e amizade são algumas das características presentes nessa relação. Gláucia possivelmente aprende muito sobre amor com a Raíssa, e ela sobre companheirismo com a Gláucia. Estou louca para ver a reação das pessoas!


Comunicar erro

Comentários