Band conquista dois prêmios da Cruz Vermelha por reportagens sobre conflitos na África

Por Redação em 30/07/2022 às 07:19:09
O Grupo Bandeirantes de Comunicação conquistou dois prêmios na quinta edição do CICV de Cobertura Humanitária, oferecido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A série Guerra na Etiópia venceu na categoria "CICV Humanitária Internacional", enquanto as reportagens da Rota de Fuga levaram o primeiro lugar na "ACNUR de Proteção a Refugiados e Apatridia". Ambas tiveram produção do repórter Yan Boechat.

"Agradeço a oportunidade que a Band me dá de fazer esse tipo de trabalho. Não são reportagens fáceis por serem assuntos que estão fora da agenda, mas não deixam de ser importantes. Centenas de milhares de pessoas estão sofrendo com conflitos armados ao redor do mundo, especialmente nessa região da África", disse o jornalista em entrevista ao BandNews TV.

Ao longo dos episódios, Boechat conversou com homens, mulheres, idosos e muitas crianças que buscam refúgio em meio às crises que têm marcado a história nas últimas décadas. "É sempre uma recompensa muito grande ter o reconhecimento dos colegas e de quem estuda esses temas de forma mais profunda. Foram reportagens muito difíceis de serem feitas, mas é muito recompensador poder contar essas histórias e ter um olhar brasileiro para dramas globais. Muitas vezes, vemos o mundo por meio das agências internacionais de notícias e é essencial poder mostrá-lo também com os nossos olhos", concluiu.

Os vencedores foram escolhidos por um corpo de jurados independentes, composto por outras organizações, parceiros, jornalistas e acadêmicos. A premiação teve cerca de 100 inscrições, incluindo trabalhos de mídia impressa, televisiva, radiofônica e multimídia.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 11 de agosto no espaço Reserva Cultural, em São Paulo.
Comunicar erro

Comentários