Antes de se firmar como galã, Tarcísio Meira escreveu novela na TV Excelsior; fracasso na audiência tirou a trama do ar

Por Redação em 12/06/2022 às 12:55:00

O saudoso Tarcísio Meira é um dos grandes ícones da teledramaturgia nacional. Não há como negar.

Dono de personagens inesquecíveis como João Coragem ('Irmãos Coragem', 1970), Edmundo Amarante ('A Deusa Vencida', 1965), Capitão Rodrigo ('O Tempo e o Vento', 1985), Renato Villar ('Roda de Fogo', 1986), Juca Pitanga ('Coração Alado, 1980), Giuzeppe Berdinazi ('O Rei do Gado', 1996), entre tantos outros, antes de despontar como galã-mór da TV, ele escreveu uma telenovela.

O fato aconteceu em 1965.

Ele ja tinha estreado nas novelas em 1963 como protagonista de '2-5499 Ocupado' ao lado de Glória Menezes, mas ainda não era um 'nome de peso'. Havia feito ainda o personagem Miguel em 'Ambição' de 1964.

'Eu precisava de férias e sugeri à direção da TV Excelsior fazer uma telenovela no Sul. Queria uma 'pedra para carregar' enquanto descansava, e consegui', contou ele à revista inTerValo, em junho de 1965.

A novela escrita, dirigida e protagonizada por Tarcísio Meira se chamava 'Pedra Redonda 39'. Contava a trajetória de uma família tradicional e incluía na trama um crime misterioso. A trama foi baseada no original argentino de Victor de Martini. E foi um fracasso de audiência.


No elenco estavam Glória Menezes, sua esposa, além de Ênio Carvalho, Ester Castro, Amélia Bittencourt, Maria Kátira e Raquel Cagi - estes, atores conhecidos do público gaúcho na época. Isso porque a novela foi gravada no Rio Grande do Sul.

A novela foi planejada para ter 30 capítulos. Mas o fracasso retumbante no horário das 21h, fez com que a direção da TV Excelsior retirasse a trama do ar logo no capítulo 10. Em entrevistas, Tarcísio Meira elogiou o profissionalismo da equipe técnica, liderada pelo gaúcho Sérgio Reis, e o apoio recebido em Porto Alegre. "Foi uma experiência válida", declarou.

Ainda em 1965 eles seriam aclamados pelo público na novela 'A Deusa Vencida', que se transformaria num dos maiores sucesso da TV daquele ano.

Comunicar erro

Comentários