Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Podcast

Globo amplia parceria com a B9 e lança spin-off do podcast 'Mamilos'


Evoluindo em sua parceria com a produtora B9, a Globo lança nesta quarta (01/6) o podcast "Crônicas de um Cuidado", um spin-off do Mamilos e primeiro título original produzido pelas duas empresas de forma conjunta, marcando um novo capítulo nessa história que já prevê novos lançamentos ainda neste ano. A estreia é um marco, que potencializa a bem-sucedida parceria comercial iniciada em março de 2021.

Em princípio, a parceria envolvia a operação conjunta dos podcasts 'Mamilos' e 'Braincast', com a participação da Globo na distribuição, comercialização, publicidade e promoção desses conteúdos. Ao longo de 2021, a relação evoluiu e acumulou cases de parcerias publicitárias, incluindo ações comerciais envolvendo storytelling, quebrando barreiras dos formatos tradicionais até então adotados e elevando o mercado brasileiro de podcasts a um novo universo de possibilidades de monetização.

Bom exemplo foi a ação desenvolvida do Mamilos com a Puma, envolvendo um episódio especial com a participação da atriz Bruna Marquezine e a psicóloga na área de esporte Carla di Pierro com o tema síndrome da impostora. "O podcast tocou os ouvintes e virou trending topics no Twitter e gerou grande repercussão na mídia de forma orgânica, ganhando chamada de capa em vários sites. Além do sucesso no desenvolvimento do arco narrativo, a estratégia também envolveu ativações de sustentação digital integradas, como live, posts e chamadas nos podcasts anteriores, que contribuíram para todo esse sucesso", revela Fabio Silveira, incluir cargo do Fabio e confirmar se temos algum dado de audiência que possa ser aberto pra ilustrar.

Focado em saúde mental, o Crônicas de um Cuidado nasce de uma minissérie de mesmo nome, produzida pelo Mamilos em novembro de 2021. Foram milhares de plays e centenas de retornos de ouvintes contando o quanto o conteúdo havia ajudado. "O Crônicas de um Cuidado bebe na forma do Mamilos olhar o mundo, mas esse podcast foi criado para ter sua própria personalidade", destaca a apresentadora Cris Bartis. Com episódios semanais, o podcast acaba de ser lançado nessa quarta (01/6) e está disponível no Globoplay, B9 e nas principais plataformas de áudio. Dividido em dois blocos, traz depoimentos de histórias reais e recebe especialistas em saúde mental - psicólogos, terapeutas e psiquiatras - para aprofundar o tema.

Crescimento exponencial da Globo no mercado de podcasts

O lançamento de Crônicas de um Cuidado acontece de forma paralela à ascensão da penetração de podcasts no mercado brasileiro. De acordo com pesquisa desenvolvida entre Globo e IPEC, em 2021, o consumo de podcasts segue tendência de crescimento ao longo dos anos. A pesquisa aponta que 34.9 milhões de pessoas, com idades acima de 16 anos, afirmaram ouvir podcast em 2021, enquanto em 2020 o cenário era de 27.9 milhões. A Globo acompanha esse movimento: o consumo do catálogo de seus podcasts vem crescendo mês a mês desde janeiro com março sendo o seu melhor mês histórico de audiência – até o momento. A comparação por trimestre 2022 x 2021, traz números ainda mais impressionantes com o crescimento de 93% de audiência e de 383% em receita.

Essa ascensão tende a seguir em progressão ao longo do ano, com o aumento do portfólio e a chegada não só de novos títulos, mas – principalmente – de novos públicos com grande potencial de convergência com a segmentação de títulos do catálogo. "Os resultados trazem ainda mais gás para seguirmos firmes e confiantes na missão de consolidar um portfólio grande e diverso de podcasts com foco em blockbusters, distribuídos no Globoplay e em outras plataformas parceiras de áudio. As parcerias – e a B9 tem um lugar muito especial aqui por ter sido um dos primeiros a apostar junto conosco nessa construção - são fundamentais para isso e nos permitem fomentar o mercado de criadores e produtoras com novas produções. Até o fim de 2022 vamos lançar mais de 20 novos podcasts, alguns deles marcarão a estreia de formadores de opinião de diferentes segmentos na podosfera e outros trarão apostas em novos formatos que ainda não distribuímos no mercado. Um movimento totalmente integrado à nossa missão de ajudar a popularizar ainda mais o podcast como formato no Brasil", afirma Fábio Silveira, Gerente de Produto Podcast da Globo.


Podcast Mamilos GloboPlay

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!