Rincon Sapiência fala sobre as influências africanas em sua música nesta sexta no 'Estação Livre'

Por Redação em 25/05/2022 às 16:40:43
Nesta sexta-feira (27/5), Cris Guterres visita a casa do rapper Rincon Sapiência. O artista fala sobre as influências africanas em sua música, no comportamento e as descobertas que fez durante suas viagens para o continente africano. A edição inédita homenageia o Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio, e vai ao ar às 22h, na TV Cultura.

No estúdio, Cris recebe o sociólogo e sambista Tadeu Kaçula e a empresária guineense Nádia Ferreira.­ "Quando a gente pouco conhece a nossa própria história, a gente também vai conhecer muito pouco a história do continente africano, que tem 100% de influência na formação da nossa sociedade", afirma Tadeu.

"Quando se conta a história do continente africano sempre se conta a partir da escravidão. Nunca se conta a história da África através de seus conhecimentos, sabedorias, da tecnologia, de desenvolvimento que o europeu importou", acrescenta a guineense Nádia Ferreira.

O programa apresenta também reportagens sobre o Quilombo Barra Dois, na Bahia; a banda Höröyá, de São Paulo, que tem três integrantes senegaleses; e Afrika Academy, uma consultoria para atender empresas e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos sobre a África.

Rumo ao final, a edição fala sobre a Lei 10.639, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira na grade curricular do ensino fundamental e médio no país. E ainda visita o Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Comunicar erro

Comentários