'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 08 de maio na história da TV

Por Redação em 08/05/2022 às 07:24:50

08 de maio 1964
A TV Tupi exibia o último capitulo de 'Alma Cigana', protagonizada por Ana Rosa. Esta era a primeira telenovela diária da emissora e foi um grande sucesso de Ivani Ribeiro.
Ana vivia duas personagens que intrigavam o público: uma freira e uma cigana.


08 de maio 1965
Acabava na TV Excelsior a novela 'Ainda Resta uma Esperança'.
A produção trazia uma proposta ousada para a época: uma mulher casada, vendo o casamento desmoronando, decide abortar sua gravidez. Obviamente, a trama teve sérios problemas com a Censura


08 de maio 1969
Estreava o programa 'Mister Show' na Globo. A atração iria popularizar por aqui o ratinho Topo Gigio que, mesmo após o fim do programa, iria continuar sua 'carreira' por aqui em outros programas infantis.
'Mister Show' era apresentado por Agildo Ribeiro e, apesar do horário de exibição - 21h30 - era um programa infantil.


08 de maio 1972
Estreava na Globo a primeira versão da novela 'Bicho do Mato'. A história se passava em uma fazenda no interior de Mato Grosso, onde o caipira Juba (Osmar Prado) cresce livre e sem instrução, em contato com a natureza. Após seus pais serem mortos por ladrões de gado, ele assume o comando da fazenda. Com a ajuda do índio e tutor Iru (José de Arimathéa), que lhe ensina os segredos da mata, Juba planeja se vingar dos assassinos. Sua vida se transforma quando ele se apaixona por Ruth (Débora Duarte), jovem da cidade grande que lhe apresenta um mundo com novas possibilidades.



08 de maio 1989
Estreava a novela 'Pacto de Sangue' na Globo.
A história começava com o jovem Antônio (Marcelo Serrado) à beira da morte depois de ajudar um negro a escapar da fazenda de seu próprio pai. Antes de morrer, Antônio pede para que seu pai, o juiz Queiroz Antunes (Carlos Vereza), crie o pequeno escravo Bento (Armando Paiva) como se fosse seu próprio filho. O fazendeiro, líder do Partido Conservador na cidade, atende ao último pedido de Antônio e começa a rever seus valores. A convivência com o menino muda Queiroz, que acaba se apaixonando pela professora Aimée (Carla Camurati), integrante do movimento abolicionista.


08 de maio 2000
Começava na TV Record a novela 'Marcas da Paixão' escrita por Solange Castro Neves.
A novela tinha um grande elenco: Irene Ravache, Carla Cabral, Vanessa Lóes, Carlos Casagrande, Eriberto Leão, Rodrigo Veronese, Nathália Thimberg e Oscar Magrini nos papéis principais.
Um fato curioso: antes da estreia, a trama da Record tinha o título provisório de 'Laços de Família', que viria a ser utilizado pela Globo.


Nesta mesma data estreava na Globo a novela 'Uga Uga' que iria deixar o público em polvorosa com as cenas do índio Tatuapu, vivido por Claudio Heinrich, quase sempre com pouca roupa.
A divertida história de Carlos Lombardi do índio, que tentava se adaptar à vida numa grande cidade, se transformou num fenômeno de audiência, chegando a superar os índices das novelas das 20h30.


08 de maio 2003
Estreava na Globo o 'Linha Direta - Justiça'. Uma vez por mês, o 'Linha Direta' abriria espaço para uma edição apresentando crimes famosos que abalaram o Brasil.
Ao contrário do programa de origem, não havia participação direta dos telespectadores pelo telefone. Os casos mostrados no 'Linha Direta Justiça' ganharam repercussão na mídia na época em que ocorreram e já tinham sido levados a julgamento


08 de maio 2014
Terminava na Globo a série 'Doce de Mãe' com Fernanda Montenegro vivendo a octogenária Picucha. Na série, ela decide morar numa casa geriátrica e acredita que o falecido marido teve uma filha fora do casamento. O programa ganhou o Emmy Internacional de Melhor Comédia em 2014.


08 de maio 2015
Terminava na Globo a novela 'Alto Astral'. Na trama, um médico (Sérgio Guizé) tem a missão espiritual de ajudar pessoas, e ainda reencontrar e lutar pelo amor de suas vidas passadas, vivida por Nathalia Dill.
A novela marcou a estreia de Daniel Ortiz como autor-solo na Globo, que desenvolveu um argumento deixado por Andrea Maltarolli (falecida em 2009).
Um grande sucesso da faixa das 19h.


Nesta mesma data, com Marina Ruy Barbosa retornado à vida como a 'defunta' Malvina, estreava na Globo a série 'Amorteamo'. Criação de Claudio Paiva e Guel Arraes.
No elenco nomes como Jackson Antunes, Johnny Massaro, Letícia Sabatella, Daniel de Oliveira e Maria Luiza Mendonça.


08 de maio 2017
As Five começavam a contar sua história na temporada de 'Malhação - Viva a Diferença', que começava na Globo. A temporada celebrou a diversidade em São Paulo, tendo como fio condutor a história de amizade entre cinco garotas, a partir de uma experiência única e inesquecível (uma delas entrava em trabalho de parto após uma pane no metrô).
A novela foi reprisada em 2020 após a paralização de gravações de novelas inéditas por conta da Pandemia de Covid19 e teve um spin-off no GloboPlay.


08 de maio 2020
Estreava no SBT o programa 'Triturando' com Chris Flores. A partir de então a atração iria sofrer intervenções da direção da emissora, seja com mudança de horário, de formato, de apresentadores. Foi 'rifado' da grade, voltou à grade, saiu de novo... enfim...


08 de maio 2021
Juliette, Gil do Vigor, Fiuk, Karol Conká, Camila de Lucas e todo o elenco do 'BBB 21' retornavam à casa mais vigiada do Brasil para o 'BBB Dia 101' na Globo.
Eles puderam se reencontrar, sem pensar no jogo, e falar sobre todos os pontos que marcaram a edição.

Comunicar erro

Comentários