Depois de sofrer nas mãos da TV Record, a Globo chegou a liderança de audiência, pela primeira vez, em 1969; veja como foi!

Por Redação em 25/04/2022 às 19:03:00
Cena da novela 'Rosa Rebelde' de 1969 que ajudou a Globo na 'virada' no Ibope

Cena da novela 'Rosa Rebelde' de 1969 que ajudou a Globo na 'virada' no Ibope

A TV Paulista, antes de ser negociada com Roberto Marinho, vinha enfrentando diversos problemas.

Já falamos sobre a história da emissora em textos que você encontra na seção "Senta que La Vem História" aqui do site.

Ela adentrou a metade dos anos 60 na quarta posição entre as emissoras de TV (vale lembrar que, na época, tínhamos um total de 5 canais em SP).

Em 1966, em alguns meses, a emissora chegou a despontar na terceira posição, vencendo, esporadicamente a TV Tupi. Nesta época, TV Excelsior e TV Record se alternavam na liderança com memoráveis programas de auditório e telenovelas que estavam atingindo um clímax junto ao público.

Print de um relatório da época. A TV Paulista amargava a quarta posição no ranking das emissoras.

A partir de 1967, a TV Paulista já transmitia programas da Globo (que já gozava da liderança do Rio em muitos horários), porém, mantinha o nome de 'Paulista'. Nesta época, já conseguia figurar na terceira colocação, vencendo a Tupi com mais facilidade.


Transmitindo a programação da Globo, a TV Paulista já começava a figurar entre o Top3 e liderava uma boa parte do dia

O canal adotou o nome Globo em definitivo em fevereiro de 1968, quando já despontou na vice-liderança de audiência. Relatórios do Ibope da época mostram que neste mês, a média da emissora ficou em 10,1 pontos, contra 11,2 da Record, então líder.

Em fevereiro de 1968, a Globo já despontava na vice-liderança, colada com a Record, líder.

No entanto, a TV Excelsior se movimentou e, com novelas, conseguiu mais uma vez assumir a vice-liderança.

A "virada" aconteceu em abril de 1969. Você vai ver no print abaixo que a emissora foi o canal mais sintonizado do mês em São Paulo, principal mercado do país. Foi o primeiro mês de liderança de audiência no Ibope. Com média de 12,9 pontos, o canal seguiu no topo a partir de então, aumentando, cada vez mais a diferença. Em março de 1970 já tinha uma média mensal de 18 pontos, contra 14,9 da Record, segundo lugar.

Relatório da primeira vez que a Globo liderou a média do mês em SP - Abril de 1969.

Os programas "Dercy de Verdade", "Homem do Sapato Branco", "Programa Silvio Santos" e novelas como "Veu de Noiva" foram importantes produtos para que a emissora decolasse.

Silvio Santos comandava os domingos da Globo


Depois disso, com as novelas, principalmente, a Globo passou a monopolizar a audiência. Se tornou emissora líder na média, posto que ocupa até os dias de hoje.

Continua...

Daqui a pouco você pode continuar acompanhando aqui mais um poquinho da história da Globo. Não perca.


Comunicar erro

Comentários