TV Cultura exibe programação especial na Semana da Mulher

Por Redação em 06/03/2022 às 13:10:00

A partir desta segunda (7/3), a TV Cultura exibe uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. Ao longo da semana, a emissora leva ao ar a edição inédita do Provoca com a escritora e filósofa Djamila Ribeiro; a última entrevista de Clarice Lispector antes de morrer, concedida em 1977; o show da Brasil Jazz Sinfônica em homenagem a Elza Soares; o documentário Lygia, uma Escritora Brasileira, entre outros destaques.

Confira abaixo a programação completa:

Segunda-feira (7/3)

Na segunda-feira (7/3), às 19h30, vai ao ar o Cinematógrafo – As Mulheres na Direção, que conta a história de mulheres que colaboraram na construção da história do cinema. O programa destaca algumas dessas mulheres e suas incríveis contribuições para a indústria de filmes, que poucas vezes receberam o devido reconhecimento.

E, à 00h45, a emissora reapresenta o Repertório Popular, show de Cássia Eller gravado no Teatro Franco Zampari, em 1996, com banquinho e violão, e participação de convidados como os guitarrista e violonistas Walter Falcão e Luciano Mariano.

Terça-feira (8/3)

Na terça-feira (8/3), às 19h, a TV Cultura transmite o jogo de abertura da temporada 2022 da Liga de Basquete Feminino, no Dia Internacional da Mulher, como já é tradição. A partida será entre Ituano e SESI Araraquara, um duelo entre o campeão brasileiro e o campeão paulista.

A partir das 22h, Marcelo Tas estreia o novo cenário do Provoca e recebe para um bate-papo a escritora e filósofa Djamila Ribeiro. Entre os assuntos estão racismo, sua atuação como feminista negra e o papel do presidente da Fundação Palmares.

À 00h00, é reapresentada a última entrevista concedida por Clarice Lispector, antes da sua morte, ao repórter Júlio Lerner, em 1977. A escritora morreu alguns meses depois.

E à 00h30, vai ao ar o show Jazz & Divas, uma homenagem da Brasil Jazz Sinfônica a Elza Soares.

Quarta-feira (9/3)

Na quarta-feira (9/3), à 01h00, a emissora leva ao ar o programa Ensaio – Especial Mulheres. A edição é dedicada ao Dia Internacional da Mulher e traz grandes cantoras brasileiras, como Maria Rita, Elis Regina, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Joyce Arirê, Cristina Buarque, Zizi Possi, Gal Costa, Quarteto em Cy e Nara Leão, que interpretam canções consagradas de renomados compositores.

Sexta-feira (11/3)

Na sexta-feira (11/3), a partir das 23h, a TV Cultura reapresenta o documentário Como Ela Faz?, que discute a equidade de gênero no Brasil através da rotina de 12 mulheres. Entre elas: a deputada Tabata Amaral, a filósofa Djamila Ribeiro, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da TransEmpregos.

Já, à 00h30, vai ao ar o documentário Mamãe Eu Quero Ser Vedete. A produção fala sobre grandes mulheres do cenário artístico brasileiro que brilharam no início do século XX até o final dos anos 60. O filme conta com as últimas entrevistas de grandes vedetes como Virgínia Lane, Marly Marley e Esther Tarcitano, além dos depoimentos de Sílvio de Abreu e Cláudia Raia.

Sábado (12/3)

No sábado (12/3), às 20h, a TV Cultura exibe o documentário Lygia, Uma Escritora Brasileira. O filme apresenta a trajetória pessoal e profissional da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, mostrando seus feitos desde a década de 40 até os dias de hoje. A história da autora e de suas obras são vistas através do olhar de outros profissionais da área, amigos e familiares.

E às 2h15, vai ao ar o programa Vox Populi com a entrevista de Dercy Gonçalves, de 1979.

Comunicar erro

Comentários