'Túnel do Tempo': Confira o que aconteceu no dia 09 de janeiro na história da TV

Por Redação em 09/01/2022 às 06:25:49

09 de janeiro 1965
Chegava ao fim na TV Tupi a novela 'O Sorriso de Helena', escrita por Walter Georg Durst.
Contou a história de Fernando (Sérgio Cardoso), um homem triste e indeciso entre o passado com Helena (Maria Celia Cardoso) e o presente com um novo amor, Rosália (Patrícia Mayo).
Sérgio Cardoso estreou em novelas nesta trama.


09 de janeiro 1966
Estreava na Globo o programa 'Dercy Espetacular', comandado por Dercy Gonçalves, que recebia seus convidados, entrevistava-os, e apresentava reportagens especiais, sempre mescladas com improviso, humor e irreverência.
Ficou no ar por um ano e meio, quando foi substituído pelo 'Dercy de Verdade'.


09 de janeiro 1967
Com a cantora Rosa Miaki no papel título, estreava 'Yoshico, um Poema de Amor' na TV Tupi.
A novela, de Lúcia Lambertini, era baseada na radionovela cubana 'O Pecado de Oyuki', de Yolanda Vargas Dulché.
Contava a história de amor de Luís Paulo (Luís Gustavo), jovem da alta sociedade paulista que se apaixonada pela japonesa Yoshico após uma viagem ao Japão.
A trama foi um fracasso da emissora.


09 de janeiro 1983
Estreava o 'Globo Sucesso', aos domingos, 17h, como parte da programação de férias da Globo.
Apresentado por Carla Camurati, o programa de estreia trouxe Geraldo Azevedo interpretando Rasgo de Lua, de sua autoria. Depois seguiram-se Lucinha Lins cantando Espelho de Camarim, de Ivan Lins e Vitor Martins; Alceu Valença interpretando Como Dois Animais, dele mesmo; e Luiz Gonzaga apresentando Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. Ainda participaram do primeiro Globo Sucesso os cantores Sérgio Reis, Dominguinhos, Sivuca, Agnaldo Timóteo e Lulu Santos e Roberto Carlos.


09 de janeiro 1984
Estreava a novela 'Transas e Caretas' na Globo.
Com autoria de Lauro Cesar Muniz, era a história de uma mãe (Eva Wilma) ansiosa para encontrar esposas para os dois filhos, um conservador e o outro moderno (Reginaldo Faria e José Wilker).
Um grande sucesso das 19h.


09 de janeiro 1989
Num momento em que o Brasil se preparava para o retorno das eleições diretas, a Globo estreava a novela 'O Salvador da Pátria'.
Escrita por Lauro César Muniz, trouxe a política e ética para a discussão através do personagem Sassá Mutema (Lima Duarte). Homem humilde ele é usado como bode expiatório e chega a ser preso. Ao ganhar popularidade, chama atenção dos políticos da região que querem transforma-lo em prefeito de Tangará.
Um grande sucesso da Globo.


09 de janeiro 1994
Morria o ator, escritor e diretor Benjamin Cattan, um dos pioneiros da televisão brasileira. Estreou na TV Tupi de São Paulo, como diretor do principal programa 'TV de Vanguarda' e, depois, se transformou em diretor artístico. Escreveu novelas como "Hospital" (1971) e "Simplesmente Maria" (1970). Também atuou em tramas como "O Salvador da Pátria" (1989), "Gente Fina" (1990), "Araponga" (1991), "Felicidade" (1991) e "As Noivas de Copacabana" (1992). Seu último trabalho, foi uma participação especial como um gerente de cassino na novela "Deus nos Acuda" (1992).


09 de janeiro 1998
Chegava ao fim a novela 'Zazá' que teve como protagonista a estrela Fernanda Montenegro, no papel título.
Mesclando fatos históricos e fantasia, Lauro César Muniz concebeu Marisa Dumont, a Zazá, uma milionária excêntrica, extrovertida e com grande poder de liderança.
No elenco nomes como Cecil Thiré, Fafy Siqueira, Antônio Calloni, Alexandre Borges e Julia Lemmertz.


09 de janeiro 2001
Baseada na obra de Eça de Queiroz, adaptada por Maria Adelaide do Amaral, estreava na Globo a superprodução 'Os Maias'.
A obra foi o retrato da decadente aristocracia portuguesa, na segunda metade do século XIX, através da trágica história de uma tradicional família lisboeta.
No elenco Leonardo Vieira, Walmor Chagas, Fábio Assunção, Simone Spoladore, Stênio Garcia e Ana Paula Arósio.


09 de janeiro 2007
Estreava o 'Big Brother Brasil 7'.
Em abril daquele ano, Diego Alemão seria o grande vencedor. Em 85 dias de confinamento, ele se entregou de corpo e alma: discutiu com outros participantes, foi vértice de um triângulo amoroso, passou por cinco paredões, cativou o público.


09 de janeiro 2009
'Malhação Múltipla Escolha' chegava ao fim na Globo, depois de mais de um ano de exibição.
Escrita por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas, trouxe a história de amor de Angelina Maciel (Sophie Charlotte), uma jovem pobre e batalhadora, e Gustavo Bergantin (Rafael Almeida), um jovem rico e talentoso. Mas, além de lutarem contra as diferenças sociais, os jovens também tiveram que enfrentar as armações de Débora (Nathália Dill) e Andréas Campadelli (Cleiton Morais), que fizeram de tudo para separar o casal.


09 de janeiro 2011
Chegava ao fim a série especial 'O Relógio da Aventura', que estava no ar desde o início de dezembro de 2010. A história girava em torno das aventuras de João (Miguel Arraes), um menino que ganha do avô, Neco (Marcos Caruso), um relógio capaz de transportá-lo no tempo.
'O Relógio da Aventura' foi exibido em cinco episódios semanais, aos domingos, e fez parte da programação de fim de ano da Globo.


09 de janeiro 2017
Estreava a minissérie 'Dois Irmãos' na Globo.
Escrita por Maria Camargo, trazia rivalidade entre dois irmãos (vividos por Cauã Reymond) que destroia a vida de uma família.
No elenco grandes nomes como Antônio Fagundes, Juliana Paes e Eliane Giardini.


Nesta mesma data terminava na Record TV, 'Escrava Mãe'.
Escrita por Gustavo Reiz, a novela fez bastante sucesso ao focar na história que antecedeu 'Escrava Isaura', contando a história de Juliana (Gabriela Moreyra).
No elenco nomes como Thaís Fersoza, Adriana Lessa, Bete Coelho e Pedro Carvalho.


Comunicar erro

Comentários