'Anjo Mau' foi a primeira novela de Cassiano Gabus Mendes na Globo e primeira a ser protagonizada por Susana Vieira na emissora

Por Rodrigo Felicio ([email protected]) em 06/12/2021 às 15:59:00

O "Memória da TV" está prestando uma homenagem às telenovelas, que em dezembro deste ano comemoram 70 anos no Brasil. E nossa viagem, que já começou, é "de trás para frente".

Regularmente, um texto novinho pra você, com curiosidades e muita história.

Em 1976, o autor Cassiano Gabus Mendes escreveu sua primeira telenovela na Globo. Veterano da TV, Cassiano impôs de cara seu estilo com "Anjo Mau", um sucesso arrebatador no horário das 19h.

A história da novela foi bastante polêmica: a protagonista, Nice, vivida por Susana Vieira, em sua primeira protagonista na emissora, tinha um caráter duvidoso. Mesmo assim, o público torceu por ela. E quem "torceu o nariz" foi a Censura Federal. Nos bastidores da TV, a morte da protagonista no penúltimo capítulo quando, grávida do patrão Rodrigo (José Wilker), morre ao dar à luz, teria sido uma imposição da censura do Regime Militar: a personagem era um mau exemplo e não via com bons olhos os métodos dela para conquistar ascensão social.


O autor chegou a ir no programa "Moacyr TV", após o final da novela, para esclarecer: "Matei a babá porque as pessoas morrem!" Mesmo assim, o fato se tornou uma "lenda" da televisão.

Mas vamos à trama: Nice é filha adotiva de uma família pobre. Ambiciosa, não se conforma em trabalhar como operária e balconista, sendo sempre despedida por displicência. Ela consegue uma vaga como babá na casa de uma família de classe alta onde seu pai é motorista e passa a cuidar do bebê Edinho, o filho de Stela (Pepita Rodrigues), uma das herdeiras.

Imaginando que esta pode ser sua chance de ascender socialmente, Nice alimenta intrigas na família e faz tudo para conquistar Rodrigo, o filho mais velho dos Medeiros, por quem realmente acaba se apaixonando. Rodrigo é noivo da arrivista Paula (Vera Gimenez) que, na verdade, é apaixonada por seu irmão, Ricardo (Luis Gustavo). Nice descobre que os dois têm um caso e consegue fazer com que Rodrigo termine a relação com a noiva e rompa com o irmão. A babá passa a sair com o patrão, mas ele se interessa por Léa (Renée de Vielmond).


"Anjo Mau" também marcou a estreia de Luís Gustavo na Globo. Ele era um dos maiores nomes da TV Tupi e, sua contratação, causou bastante burburinho na imprensa.

Em 1997, a Globo fez um remake da trama, com igual sucesso. Agora, a protagonista era Gloria Pires e, seu patrão, Kadu Moliterno. A adaptação foi feita por Maria Adelaide Amaral, que deu novo desfecho a história: Nice e Rodrigo decidem partir do país para uma nova vida.


Nesta segunda versão, Susana Vieira, fez uma participação especial no último capítulo, como a nova babá contratada pelos Medeiros.


E não perca nossa "viagem" pelas novelas que entraram para a história da TV

E veja todos os textos que publicamos, reunidos aqui!

Comunicar erro

Comentários