Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

#70AnosDaTelenovela

Com cinco fases, 'Os Imigrantes' foi o maior sucesso de dramaturgia da Band


O "Memória da TV" está prestando uma homenagem às telenovelas, que em dezembro deste ano comemoram 70 anos no Brasil. E nossa viagem, que já começou, é "de trás para frente".

Regularmente, um texto novinho pra você, com curiosidades e muita história.

A novela "Os Imigrantes", exibida em 1981, é sem dúvida o maior sucesso da história da Band na teledramaturgia. Dirigida por Atílio Ricó e Henrique Martins, ficou no ar um ano e meio, contando sua continuação, "Os Imigrantes – Terceira Geração" (esta escrita por Renata Pallottini e Wilson Aguiar Filho).

Terceira novela mais longa da história da TV com 459 capítulos, a sinopse foi entregue inicialmente à Globo, que "arquivou" a história. No início dos anos 80, Benedito estava na Band, onde já havia escrito a novela "Pé de Vento", e apresentou o projeto à Walter Avancini. Este topou realizar a trama na hora.

A novela focou na saga dos imigrantes que ajudaram a economia do Brasil, deixando seus países de origem em busca de uma vida melhor. Os personagens protagonistas da história são três homens de nacionalidades diferentes, mas homônimos: Antônio di Salvio (Rubens de Falco) era italiano e prospera ao casar-se com Isabel, filha de Décio, um fazendeiro cafeicultor; Antônio Pereira (Ohton Bastos) era português e, depois de uma vida de farra, abre uma empresa transportadora e prospera; Antônio Hernández (Altair Lima) era espanhol e só vem a conhecer o sossego no fim da vida, após muitas desventuras políticas.

Ao todo, cinco fases foram apresentadas. A primeira (de 1891 a 1893) marca a chegada dos "três Antônios" imigrantes ao Brasil. A segunda (de 1917 a 1922) mostra os Antônios e suas famílias após 25 anos. Já a terceira fase (de 1930 a 1933) apresenta os netos dos imigrantes e na quarta fase (de 1939 a 1946) os imigrantes vivem os dramas da velhice enquanto os filhos e netos crescem. A quinta fase (de 1954 a 1955), morrem os imigrantes, mas prossegue a saga agora contada pelos filhos e netos, que representam a 2ª e 3ª gerações.

No elenco ainda grandes nomes como Yoná Magalhães, Maria Estela, Lúcia Veríssimo, Rolando Boldrin, Norma Bengell, Paulo Betti, Denise Del Vecchio, Fúlvio Stefanini, Cristina Mullins, Dionísio Azevedo, Felipe Donavan, Flora Geny, Luís Carlos Arutin, Riva Nimitz, Herson Capri, Suzy Camacho, Virginie Boutaud e Solange Couto.

Apesar de não ter sido um estrondo de audiência, registrou médias em torno de 14/16 pontos. Ganhou diversos prêmios nos anos de 1981 e 1982 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Troféu Imprensa.

E não perca nossa "viagem" pelas novelas que entraram para a história da TV

E veja todos os textos que publicamos, reunidos aqui!

Os Imigrantes TV Band Telenovelas Novelas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!