Poética, 'A Idade da Loba' marcou pela sensibilidade do texto, elenco estelar, mas foi fracasso no Ibope

Por Rodrigo Felicio ([email protected]) em 21/10/2021 às 16:58:00

O "Memória da TV" está prestando uma homenagem às telenovelas, que em dezembro deste ano comemoram 70 anos no Brasil. E nossa viagem, que já começou, é "de trás para frente".

Regularmente, um texto novinho pra você, com curiosidades e muita história.

Você provavelmente não assistiu ou nem sequer recorda-se da novela "A Idade da Loba".

Escrita por Alcione Araújo e Regina Braga, a novela foi uma produção independente (da TV Plus) exibida pela TV Bandeirantes em 139 capítulos com direção de Jayme Monjardim em 1995 e teve uma média geral de "quase" 3 pontos no Ibope. Num sinal claro de "péssimo planejamento", a emissora estreou "A Idade da Loba" no mesmo dia e horário que a Globo estreava o "arrasta-quarteirão" "Cara & Coroa".

No entanto, a baixa repercussão não tirou o brilho da história, que marcou a "retomada" da emissora na exibição de telenovelas, após 12 anos.

Tinha uma fotografia impactante, um tratamento de cinema com belas imagens... direção impecável.

O texto, como um poema de tão bem escrito.

Contava a história de Valquíria (Betty Faria) que deixa uma pequena cidade do interior, após a morte do marido, para tentar a sorte na cidade grande, ao lado de sua amiga, Irene (Ângela Vieira). Lá, as duas reencontram um grande amor em comum do passado: Montenegro (Adriano Reis).

O elenco, como você pode ler na prévia acima, era grandioso. Pela primeira vez, Betty Faria "deixava" a Globo, onde havia estreado no final dos anos 60. Outros nomes de "peso" foram: Imara Reis, Antônio Abujamra, Juca de Oliveira, Paulo Goulart, Fátima Freire, Beth Goulart, Daniela Escobar e Felipe Camargo.

Um fato curioso é que "A Idade da Loba" foi um sucesso estrondoso em Portugal (onde estreou uma semana antes). Liderou a audiência da emissora RTP, batendo número das tramas portuguesas. O fato foi atribuído ao sucesso de Betty Faria, rosto conhecido por lá devido às novelas da Globo.


E não perca nossa "viagem" pelas novelas que entraram para a história da TV

E veja todos os textos que publicamos, reunidos aqui!

Comunicar erro

Comentários