Maestro Júlio Medaglia é o convidado do 'Persona' deste domingo

Por Redação em 26/09/2021 às 14:03:00

Neste domingo (26/9), o Persona recebe o maestro Júlio Medaglia. Apresentado por Chris Maksud e Atílio Bari, o programa adentra a história do convidado, seu ingresso e importância no mundo da música. Na TV Cultura, a edição vai ao ar às 21h.


De uma grande família de imigrantes italianos, o maestro conta da infância e da época em que viveu ao lado da antiga Rádio Cultura, enfatizando a proximidade com o veículo durante o tempo passado com a família. "O rádio foi sempre o meu ponto de partida para a vida e depois para a música", complementa.


Ao longo da edição, Medaglia compartilha das histórias dos jogos de futebol na várzea, como goleiro, e da vontade antiga de substituir o palmeirense Oberdan Cattani. Foi assim que conheceu a orquestra amadora do Palmeiras e, de lá, o caminho na música cresceu cada vez mais.


O maestro, que teve experiências com o compositor alemão Koellreutter - mentor de uma legião de artistas da música popular brasileira - , Pierre Boulez, entre outros nomes renomados, foi um participante ativo no movimento do Tropicalismo brasileiro. "Conseguimos fazer uma música a partir da linguagem e não da língua. Perturbando o ambiente cultural da época", pontua sobre a repressão vivida.


Por fim, o Persona destaca projetos recentes do músico, como o programa Prelúdio, que há 15 anos carrega reconhecimento e sucesso através da música erudita do mundo. O Persona também conta com depoimentos de figuras importantes em sua trajetória, tais como: Solano Ribeiro, Tom Zé, Irineu Franco Perpétuo, Eric Venditte e Marcelo Jaffé.

Tags:   Persona
Comunicar erro

Comentários